Assim, caso o deputado tenha que interromper o mandato parlamentar que assumirá no próximo dia 01 de fevereiro de 2011, para assumir o de Chefe do Executivo Macaense qual será o perfil de tal hipotético governo? Haja vista, isso seria um fato político inédito, pois, outros ex-aliados não conseguiram isso. Ou seja, assim como o eleito deputado do PV fez em 2008 quando concorreu como candidato da oposição burguesa e ficou na 2ª colocação, o mesmo ocorreu em 2000 e em 2004. Então, se o eleito parlamentar do PV assumir o Executivo Macaense e interromper o seu mandato antes das eleições de outubro de 2012, o estará fazendo devido às confirmações das cassações do alcaide macaense e de sua vice-prefeita que é petista.
Como ficaria o PT nesta hipótese, seria governista ou oposicionista? Vejamos as duas. Primeiro infiltrado no PT desde 2007 enquanto agente a serviço da burguesa oligarquia local o presidente petista macaense apesar de notificado pela Comissão Executiva Estadual de sua ilegalidade por acumular a presidência e a Secretaria Municipal de Educação, ele a desafia ao prosseguir mantendo tal ilegalidade. Este é o caso do claro perfil fisiológico e governista que tem o propósito de destruir o PT, pois, o governo sendo oligárquico-burguês não tem programa para o povo trabalhador. Aliás, sequer politicamente ético é. Haja vista, as causas alegadas pela Justiça para cassar o peemedebista alcaide e sua petista vice-prefeita.
A 2ª hipótese seria a do vereador petista no Legislativo Macaense, que se proclama de oposição ao governo oligárquico-burguês. Tal posição é correta e digna, a referência está no igualmente mandato petista naquela casa legislativa de 1993 a 1996. Ocorre, como aquele mandato se equivocou ao candidatar-se a vice se aliando a um candidato a prefeito da oposição burguesa, o edil petista é aliado do eleito deputado federal do PV macaense. Não por mera coincidência, embora médicos (trabalhadores) ambos são pequeno-burgueses que foram aliados da burguesa oligarquia macaense. Em 1996, apesar de ser vice do então alcaide e oligarca-burguês, o candidato a prefeito do PPS posava de oposição, que dizer oposição burguesa.
Para a história não se repetir, ao invés do vereador petista se escudar no populista slogan ‘Tô vendo a esperança' cujo significado ficou esclarecido na página dois de seu mais recente boletim informativo quando estampou texto e foto sob o título ‘A esperança está fortalecida'. Propugno que o vereador coloque já publicamente seu nome a disposição do PT como um dos postulantes de pré-candidatos a prefeito. Haja vista, a provável desistência de tal postulação por parte da petista que é a vice-prefeita de Macaé, ou por impedimento legal caso sua cassação se confirme, ou por causa de um hipotético e não superado problema de saúde. Afinal é através de tal postulação de pré-candidatura a prefeito que o debate de programa ocorrerá.
*jornalista - é militante da Esquerda Marxista corrente intra PT no qual integra o diretório municipal em Macaé.