Atualmente o Tarot é utilizado como ferramenta de auto conhecimento e orientação psicológica. Não há um objetivo de prever o futuro, mas sim guiar a pessoa para um melhor entendimento de suas dúvidas.
Jung estudou as cartas do Tarot e viu nos seus símbolos um ótimo instrumento de auto conhecimento, onde a consciência não alcança além de nossa compreensão intelectual. As figuras do Tarot contam uma história simbólica, pois vem do inconsciente. É uma mensagem do inconsciente, uma parte entre o plano consciente e espiritual. O objetivo é fazer com que se possa tomar decisões mais sábias para o desenvolvimento espiritual e material. É importante investigar para saber. Os maiores problemas estão relacionados ao "estreitamento" da consciência.
A racionalização demasiada. nos faz perder o contato com o inconsciente que nada mais é que as forças universais do cósmico, da natureza. Jung dava valor aos caminhos não racionais, portanto o inconsciente coletivo. A intuição é o ponto de equilíbrio.
"O Tarot (Arcanos) representa simbolicamente as forças estruturais que operam de modo autônomo nas profundezas da psique humana (arquétipos)."Jung
"Contemplando a imagens que atiramos na realidade exterior, como reflexos do espelho da realidade interior, chegamos a conhecer-nos."Jung
Os arcanos são arquétipos detentores de projeção. Psicologicamente, projeção é: processo inconsciente, autônomo, pelo qual vemos primeiro nas pessoas, nos objetos e nos acontecimentos as tendências, características, potencialidades e deficiências que na realidade são nossas.