Colecionar orquídeas é uma atividade tão prazerosa e relaxante que, sem que você perceba, torna-se uma obsessão. Quanto mais a conhecemos, mais nos apaixonamos.
E é muito comum o orquidófilo querer ter em casa todos os gêneros que encontrar. Como isso nem sempre é possível, algumas sucumbem. Antes de se adquirir uma planta deve-se levar em consideração que a maioria se adapta muito bem a temperaturas entre 15 e 25 graus, entretanto, há orquídeas que preferem temperaturas mais baixas, como Cymbidium, Masdevalias, Miltonias colombianas, Odontoglossum e Paphiopedilum, entre outras, encontradas em habitats de regiões elevadas. Elas podem até vegetar em seu microclima, mas raramente darão boa floração. Outras, não toleram o frio, como é o caso de orquídeas nativas das imediações da linha do Equador, como Cattleya aurea, C. eldorado, C. violácea, Diacrum, Galeandra e Aganísia (ex-Acacallis). Eu tive uma Aganísia cyanea cultivada em baixo da bancada de plantas, em local quente e sombreado. Chegou até a dar flores, mas ao trocá-la de lugar, acabei perdendo-a. A variação de clima e relevo em nosso País nos proporciona um variado repertório de espécies. Observe que a umidade no ar deve estar sempre acima de 30%, para evitar a desidratação das plantas. No verão é recomendável manter o solo úmido. Nunca molhe as plantas quando as folhas estiverem aquecidas pela incidência da luz solar, para não cozinhá-las. O ideal é hidratar pela manhã e/ou no fim da tarde, com o sol baixo. A luz é fator essencial para que a orquídeas realize a fotossíntese. Se as folhas estiverem com um verde muito escuro, podem estar precisando de mais luz. Se estiverem amareladas, estão sob luz excessiva. Mantenha suas plantas sob uma tela sombrite de 50 a 70%, dependendo da intensidade de insolação em sua região. Algumas espécies exigem mais sombra, como as microorquídeas, Paphiopedilum e Miltonias colombianas. Outras precisam de sol direto, como a Arundina, Papionanthe (ex-Renanthera) teres e a Renanthera coccínea. Se estiverem sob um telado essas plantas podem ter um bom desenvolvimento, mas dificilmente darão flores.
EXPOSIÇÃO: De 4 a 6 de dezembro acontece mais uma Exposição de Orquídeas organizada pelo Círculo Orquidófilo Maricaense -COMAR. O evento acontece no E.C.Maricá, com entrada franca.
Críticas e sugestões de pauta para
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., também no Orkut e Facebook.
*Edson Cherem cultiva orquídeas no Caxito, em Maricá-RJ