Conforme é característico na autointitulada Academia, o Salgueiro escolheu seu samba-enredo para o Carnaval 2011 sob empolgação de sua massa torcedora entoando "O cenário é perfeito".
Em outras palavras, a massa torcedora salgueirense está empolgada, entoando a frase acima que é parte do 1º e principal refrão do agora samba-enredo para o Carnaval 2011 do Grupo Especial, cujo enredo "Salgueiro apresenta: O Rio no cinema" é de criação e desenvolimento de seu casal de carnavalescos, Renato e Márcia Lávia Lage. Esta está de volta à agremiação após duas temporadas.
Anunciado pela diretoria do Salgueiro na manhãzinha do feriado deste 12 de Outubro, o 'hino' concorrente vencedor é da parceria dos compositores Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião.
O samba que concorreu com outros dois, obteve nove dos treze votos dos julgadores salgueirenses.
O que não pode ser considerado surpresa. Por exemplo, os compositores Botelho e Pião são tradicionais vencedores de sambas-enredo na Academia como o de 2007 "Candaces" e o de 2008 "O Rio de Janeiro continua sendo".
Não há dúvida, um samba-enredo que empolgue os integrantes e a massa torcedora da agremiação é fundamental para um bom e competitivo desfile pretendente de título.
Porém, isso não basta. Às vezes ocorre que um samba-enredo empolga na quadra da agremiação à sua torcida inclusive indo igualmente bem na gravação do CD.
Já na hora do desfile, por misteriosas razões, isso não ocorre. Por exemplo, não considero nota 10 como os jurados da LIESA o samba-enredo "Tambor" de 2009 quando o Salgueiro foi mercecidamente campeão.
Por outro lado, em 2002 o Salgueiro apresentou um belíssimo samba-enredo que considero nota 10 "Asas de um sonho. Viajando com o Salgueiro, o orgulho de ser brasileiro".
Este enredo teve criação e desenvolvimento do carnavalesco Mauro Quintaes, atualmente na Mangueira.
Os autores do samba-enredo nota 10 foram os compositores Leonel, Luizinho Professor, Serginho 20, Sidney Sã, Claudinho e Nêgo. Este, então enquanto intérprete oficial salgueirense cantou o samba maravilhosamente, como de hábito.
A bateria nota 10 intitulada Furiosa deu um show sob a batuta do saudoso mestre Louro. No entanto, a Academia acabou ficando na 6ª colocação.
No anexo, esse samba-enredo nota 10 pode ser apreciado e sua letra (mais adiante) pode ser acompanhada.
Por fim, chamo atenção para esta curiosidade. Logo abaixo, o link com o áudio do 'hino' 2011 do Salgueiro, brilhantemente cantado por Nêgo que é um dos intérpretes oficiais da Mocidade Independente.
Para ouvir e acompanhar a letra do agora samba-enredo 2011 do Salgueiro clique sobre o link abaixo:
2011 - Acadêmicos do Salgueiro
Autores: Dudu Botelho, Miudinho, Anderson Benson e Luiz Pião