O que ocorre na subjetividade da angústia patológica?

Como é fácil para quem está de fora! Nada vêem além do mesmo corpo intacto, aparência viva, movimenta, há batimentos cardíacos, sangue circulando nas veias, roupas normais, cabelos inteiros.

Não há nada de errado com ela! É só uma ansiedadezinha típica, deve ser tédio. É só ocupar-se com alguma distração e tomar um diazepam(ou ulteriores semelhantes para a mesma função).

Afinal, por que não estariam certos? Como disse o famoso literato Paul Valéry, "lo más profundo és la piel".

Porém, cada ser único, ao desesperar ante inefável dor sem poder comunicar algo mais para todos que enxergam como o mais profundo a pele, a solidão e desconhecimento de causa e como atenuar seu tormento aumentam e a invisível consupção vital gritando o alerta dolente de perigo iminente por vezes explode nas águas lacrimais, excessiva secreção da mucosa nasal, glóbulos brancos, vermelhos disparam para todas as veias e artérias impulsionando a bomba cardíaca a funcionar em potência máxima, assim como as glândulas sebáceas, pancreáticas, sinapses aumentam a produção de neurotransmissores sem tempo de controle sobre seu equilíbrio, produzindo miscelâneas de sensações conhecidas como emoções ditando o imperativo descompensado de movimentos, inicialmente dos órgãos do sistema autônomo simpático e parassimpático, invadidos pelas memórias anacrônicas em meio às faculdades de cognição, imaginação, percepção e todo o sempiterno mistério minando em progressão geométrica as tênues fronteiras entre esses funcionamentos. Tudo resulta em algum evento irracional motivado a dar voz e expressão na esperança de se tornar visível ao exterior, suplicando por qualquer atenuante, embora muitas vezes seja tarde demais...

Sônia, insônia, sono, só no [vazio]... Culpa. Há imprevisto problemático, sabe-se a causa. A senhorita é dona dela. Da tristeza na família, seu afastamento social, familiar, mal-humor, pois todos "precisam" ficar por conta da maluca fracassada aposentada precocemente por inadaptação social. Possuía um futuro promissor, malogro. Por que ela faz isso conosco? Parasita que a covardia sob a coberta do ser católico praticante não admita dizer que não suporta mais, só dá trabalho e nada acrescenta... ainda que seja verdade.

Nasceu para viver. Entanto tanto fez que perdeu o merecer. Injusto ser o fardo pesado que erra até quando age com a melhor das intenções."De boas interções o inferno não está cheio? O espelho é embusteiro, nunca diz o monstro que ela é: agredindo, ferindo, espantando, enojando, irritando sem nem mesmo perceber. À revelia do desejo consciente.

Diz-se: - Basta ser você mesma! Quem gostar de você irá gostar pelo que é. E fica a tentar ser agradável e pensa: - Puxa! Sendo essa coisa tal de "si mesma" só traz decepções a todos, desastres, até criativos, erra de maneiras inovadoras!

Desistira de tentar imitar os padrões sociais vigentes porque só recebia escárnios, humilhações e nunca conseguira mesmo. Não colocou muito esforço nisso também, até porque para ela os palhaços ridículos e fúteis eram eles, os normóticos. Só não imaginara que a consequência chegaria a forças brutais, químicas, rotulações, discriminações, prisões tão sérias e torturantes, onde se sentia bem como os algarismos de matemática de Malba Tahan seriam neste mundo. Objeto que se amaina, não se escuta, considera-se burro e violento, arrasta-se pelo cabelo como formas de tratar tais "coitadinhos". Isso é século XXI. Poderosa Psiquiatria - a Neo Inquisição! Sabe? Argumente em vez de usar dos mesmos meios que favelados, ignorantes, pior, sem direito à defesa para a parte "fraca". Tratamento ou punição?

Vítima nunca fora. Nem culpada por tudo que a acusaram e puniram. Talvez esteja devendo pecado, assim como a maioria dos pacientes psiquiátricos. Você nasce, cresce, faz o que pode, alguns se esforçam mais a favor da humanidade. Mesmo entre esses, não estão imunes ao exílio, excomunhão ou o que quiser chamar da condição de perda de cidadania, cristão ou pertencente à tribo ou mesmo à espécie humana. Homo sapiens? É piada? Então por que não Homo stupidus?

"Não é medida de saúde adequar-se a uma sociedade profundamente doente." (Krishnamurti)

Profissionais no pedestal pensando que fazem muito mais que Jesus Cristo. Psis geralmente. Sabe-se bem por onde passam em sua educação profissionalizante. Pois talvez devessem ter uma semana de residência vivendo como internos num hospital para doentes mentais se for a especialidade escolhida e sem que a equipe do hospital fique sabendo antes de poderem trabalhar com tais pacientes. Seria intrigante filmar a "queda do salto alto", de fato seria cômico. Não sabem o quanto suas pequenas loucuras cotidianas parecem-se com as dos pacientes que vivem há quarenta anos dentro da" caixa".


--
Tania Montandon
_______________________________
site: Fragmentário de In§pirações - http://taniart.webs.com/

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS