Haja vista, a agremiação ainda assim teve o mesmo nº de pontos (397,6) da campeã Vila Isabel, perdendo o título no 1º quesito-desempate o samba-enredo "Soy Loco por ti América, a Vila canta a latinidade" desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, atualmente na comissão de carnaval da Beija Flor. Registro: Considerei o samba-enredo da Grande Rio (gravação anexa e letra mais abaixo) também nota 10, isto é, tão bom quanto o da Vila. Para se ter idéia: Quem cantou o samba-enredo foi o intérprete oficial da atual campeã Tijuca, Bruno Ribas que em 2005 pela Portela fôra laureado revelação do ano com o Estandarte de Ouro. Cujo trofeu também laureou a bateria sempre nota 10 unânime da Grande Rio sob a batuta do mestre Odilon Costa.
Aliás, concidência ou não, dentre os quatro sambas concorrentes para o Carnaval 2011 da Grande Rio com qualidade para tornar-se vencedor, um é cantado pelo intérprete oficial da Vila Isabel, Tinga, sendo os compositores Márcio das Camisas e Mariano Araújo, dois dos quatro co-autores do samba de 2006. Mais abaixo este samba concorrente pode ser apreciado inclusive ser acompanhada a sua letra. O mesmo ocorre em relação aos outros três também com qualidades para tornar-se o vencedor: O cantado por Celino Dias e Emerson Dias, cujos co-autores compositores são o próprio Emerson Dias junto com Da Lua, Rafael Ribeiro e Hugo da Grande Rio.
Já o samba concorrente cantado por Nêgo, intérprete oficial da Mocidade, tem como co-autores os compositores G. Martins, Barbeirinho, Levi Dutra e Pantoja. Por sua vez, o samba concorrente cantado por Wander Pires, intérprete oficial da Viradouro, tem como co-autores os compositores Mingau, Deré, Elias Bililico e Régis. Por fim, registre-se que em 2010 ao obter 299,4 pontos a Grande Rio sagrou-se vice-campeã.
*jornalista - amante de Carnaval e sambas-enredo, dentre as agremiações é torcedor da Portela.
G.R.E.S. ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
Samba-Enredo 2006
Amazonas, o Eldorado é Aqui
Márcio das Camisas, Mariano Araújo, Gilbertinho, Professor Elísio
Uma expedição partiu
Buscando o eldorado no Brasil
O homem com sua ambição
Matou e destruiu
Assim dizimando aldeias
Seguiu rio abaixo até encontrar...
Mulheres... guerreiras
Verdadeiras donas do lugar
Que foram chamadas de Amazonas
Daí o nome desse rio-mar
A lenda virou história... O mundo quis conhecer
Piratas de todo lado... Pagaram pra ver (bis)
Fizeram benfeitorias... Lutaram pra conquistar
E o bandeirante veio pra colonizar...
A luta... Desse povo continua sem parar
Vem do tempo das missões no Solimões
E do forte São José
Levaram riquezas em nome da fé
O ouro e a borracha... Quem é que não quer?
No maior estado do país
Nasceu um teatro, o povo aplaudiu
E a nossa capital é internacional...
Viva o nosso pólo industrial!!!
Chegou a hora do Brasil gritar com todo o gás
Deixem o meu eldorado em paz!!!
Sou Grande Rio... Amor! Amazonense
A minha floresta... Tem o poder de curar (bis)
Amazonas...
Teu nome do mapa... Ninguém vai tirar