Em busca da liderança

(O perfil do candidato a líder é de alguém que busca alcançar o inalcançável e transformar sonhos em realidade. Esses objetivos são a semente que faz brotar a frondosa árvore do sucesso!)

Com a globalização, os países e as empresas do mundo se lançam em busca de pessoas versáteis, disciplinadas, inteligentes, atuantes, que “enxergam” longe e que têm ambições de prosperidade material e de autorrealização. E, além desses predicados, que tenham amplitude de visão macroeconômica e talento para liderar e gerenciar equipes de trabalho. Esse é o perfil do profissional que, positivamente, se destaca no mundo corporativo, acirrado e altamente competitivo.

E como chegar lá?

Primeiramente, o caminho entre o profissional comum e esses vencedores pode ser trilhado com alguns pequenos, mas vigorosos passos. E esses passos dependem da força de vontade, do contínuo esforço, da perseverança, pois querer é poder. São pessoas que não desistem ante as dificuldades, mas renovam as forças e se destacam no cenário empresarial.

Seja em uma nação, numa grande ou pequena empresa, ninguém será um líder por mero acaso, porque “alguém disse que ele é”, ou porque julga ter potencial para ser. Há que ter valores constatados, não só pela teoria, mas sobretudo pela prática. Não há espaço para os presunçosos, sem tarimba ou aventureiros. Empresa alguma investe recursos, põe seu capital e sua nau nas mãos de um “marinheiro de primeira viagem”. Há todo um processo de seleção, de análise técnico-profissional e psicológico e um escoldrinhamento da capacitação.

Pode-se até ventilar que ninguém precisa ter um título de MBA para formar, orientar e comandar equipes. Quantos milhares de líderes no mundo nunca sentaram num banco de faculdade e, no entanto, são mestres, expoentes na área da liderança. Mas, esse não é o parâmetro base. Devemos nos espelhar nos tops, não nas exceções, autodidatas e gênios, afinal raramente somos agraciados por esse dom. Por conseguinte, unir vontade, força e estudo é uma combinação imbatível.

Em segundo lugar, em termos de estudo, para atingir o ponto ideal o candidato a líder deve subir, degrau a degrau, a escada rumo à sua formação. É um autoinvestimento a médio e longo prazo, um pedaço importante da vida dedicado à trajetória para “chegar lá”. O trajeto é longo, árduo, tortuoso, mas o pódio é duradouro, aprazível, próspero. Tudo o que alguém investir de si em termos de educação, cultura, sabedoria, aprimoramento, não será em vão nem ficará perdido no tempo.

Portanto, pense nisso. Invista mais de você em você mesmo. Mesmo que já exerça cargo de liderança. Não poupe a si próprio do esforço para subir e alcançar o ápice da qualificação. E um dia, por certo em breve tempo, você atingirá seu sonhado espaço, o almejado posto de liderança.

Inácio Dantas
(Escritor, MBA em Controladoria. Artigo do livro “Liderança: conceitos para aprimorar sua performance.”)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS