Dicas para bem relacionar-se no trabalho – Parte V

1-Ao orientar alguém inexperiente para fazer um trabalho, faça um feedback, certifique-se que ele entendeu sua orientação. Para maior segurança, acompanhe-o iniciar o trabalho. Não se esqueça que você é responsável solidário, tanto pelo acerto quanto pelo erro.

2-Muitas grandes empresas começaram pequenas. E tantas outras fecharam ainda pequenas. A razão? Boa parte pela desconfiança entre os sócios. Quando um não confia no outro os negócios travam, e o que era para ser um sonho vira um pesadelo. A confiança mútua cimenta as bases da sociedade. E o prédio, que é a empresa, é edificado sobre fundações firmes e sólidas.

3-Se você gerencia, sabe de cátedra que vender mais nem sempre significa lucrar mais. Para isso reduza ou estabilize suas despesas e, sobretudo, passe a comprar melhor: Boas vendas advêm de boas compras. Uma empresa adquire boa saúde financeira quando vendas e lucros crescem a taxas crescentes.

4-Não se mostre ser mais forte do que é nem saber mais do que verdadeiramente sabe. Seu patrão não é tolo. Tentar ‘mostrar-se’ para ser aprovado, na ótica dele será visto com reprovação.

5-Quando um superior não confiar no seu trabalho, no qual você é um ‘ás’, releve essa desconfiança. Em contrapartida mostre todo o seu talento e capriche, fazendo com o dobro de qualidade!

6-Os dois maiores trunfos de um negócio é a boa qualidade e o preço baixo. Não importa muito onde você está estabelecido. Tendo esses dois diferenciais os negócios alavancam. Há uma teoria econômica que diz que ‘a oferta cria sua própria procura’. (Lei de Say)

7-Declínio das vendas? Reative-as. Dê um plus nos seus negócios. Faça promoções, ofertas, reduza a margem operacional e ‘ponha para fora’ a mercadoria. É preferível ‘girar’ várias vezes os produtos com lucro menor do que deixá-los na prateleira.

8-Ao conversar com uma pessoa desequilibrada emocionalmente, tenha a medida das suas palavras, e mais ainda dos seus gestos, para não dar conotação agressiva. Caso contrário, de uma ação impensada pode advir uma reação brusca.

9-Se você lidera, tenha em mente que é de você que emanam as decisões vitais. Conscientize-se, então, da sua importância no trabalho e faça valer sua liderança. Comando, sabedoria, disposição e iniciativa para realizar tarefas são algumas características de um líder.

10- Como você recebe as críticas? Às vezes você acha que está dando tudo de si e para os outros está aquém do seu potencial. E as críticas, construtivas, são alertas para rever conceitos e servem como molas propulsoras para você se corrigir e buscar seu autoaperfeiçoamento.

Inácio Dantas
(do livro “Dicas para um bom relacionamento no Trabalho”)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS