Árvores Safadas & "Pesca Esportiva"

No meu sítio tem árvores safadas. Elas se inclinam de propósito em cima das frutíferas impedindo que as mesmas peguem sol. Elas abafam e matam. Já perdi uma mangueira, um cajueiro, uma goiabeira e duas amoreiras. A mais danada é a Gaiolinha. Não tem folhas. Seus talos soltam um leite terrível, que se cair nos olhos cega, além de provocar sérias queimaduras. Na rodovia entre Rio das Ostras e Macaé, tem um pasto cercado de Gaiolinha. O gado não chega perto da “cerca”. Bem sabe o riso que corre. Aqui tem também a tal de Erva de Passarinho. O passarinho defeca a semente num galho. A semente germina e a trepadeira cresce rapidamente, enforcando a árvore até a morte, sugando toda sua seiva. Contratei um Mateiro e mandei cortar seis árvores safadas. Para cada cortada, plantei quatro frutíferas (24 no total). Mangueira, Cajueiro, Jaqueira, Pitangueira, Amoreira, Limoeiro e Laranjeira, frutificam uma vez por ano. Meus três pés de Acerolas ficaram tão felizes com a extinção de seus algozes a ponto de frutificarem três vezes durante o ano. Isso Mesmo. Fui contemplado com três safras de acerolas.

Num bate papo em um aniversário, comentei este assunto. Havia um agrônomo na mesa. Escutou meu relato, calado. Perguntou-me como era o solo do meu sítio. Afirmei ser arenoso. Ele disse que solo arenoso não tem muitos nutrientes para vegetação. E que quando uma árvore se inclina sobre a outra é nada mais nada menos do que a luta pela sobrevivência. Ela faz de propósito. A intenção é matar a “concorrente” para que sobre mais nutrientes para si. Que coisa, né? Vivendo e aprendendo.

Tem muitos pássaros soltos aqui no sítio. Canários, Coleiros, Bentevís, Sabiás, Bicos de Lacres, Pardais, Rolinhas, Andorinhas e muitos outros. Noutro dia, apareceu um vizinho com duas gaiolas com alçapões. Ofereceu-me R$100,00 para eu deixá-lo pegar canários. Não permiti. Avisei que não queria ver gaiola com alçapão perto da minha propriedade, que quebraria e soltaria os pássaros. Tem um Coronel que é dono de um sítio aqui nas redondezas. Ele mandou construir uma jaula no meio da mata. Contou que pegou dois caras com gaiolas e alçapões dentro de sua propriedade. Rendeu os invasores, quebrou as gaiolas e soltou os passarinhos. Enjaulou os passarinheiros por dois dias e duas noites. Colocou alpiste, jiló maduro e água. Contou que eles comeram tudo...! Afirmou que, juntamente com outros militares, irá caçar no Mato Grosso do Sul, no Carnaval. Caçar o que? Adivinhem... Vai caçar praticantes de “pesca esportiva”. Realmente estes caras são extremamente sádicos. Ficam horas torturando peixes enormes, fisgados com anzol na garganta. Depois de muita luta, quando o peixe já cansado e sofrido se aproxima do barco, é içado por um enorme alicate. Enfiam outro alicate menor goela abaixo para arrancar o anzol, rasgando suas entranhas. Fazem carinho no peixe, pose para a câmera... Dão beijinhos e soltam. Que prazer é este...?  O Coronel disse que vai amarrar as mãos destes caras nas costas. Que fincará anzol garatéia(*) numero 30 em suas mandíbulas. Jogará estes putos dentro d’água e puxará por no mínimo 50 metros. Estes insanos terão a exata noção do sofrimento que causam aos peixes. O coronel tem toda razão. E eu não duvido que ele faça isto mesmo.


Luciano Moojen Chaves
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(*) Anzol Garateia são três anzóis soldados em triângulo. Coloca-se isca em uma das pontas. Quando o peixe belisca, puxa-se a linha e quase sempre o peixe é fisgado não pela boca, mas por outras partes do corpo. Já fisguei uma Tilápia pelo olho, não em “pesca esportiva”, é óbvio,  e sim para comê-la. E estava deliciosa!

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS