Num bate papo em um aniversário, comentei este assunto. Havia um agrônomo na mesa. Escutou meu relato, calado. Perguntou-me como era o solo do meu sítio. Afirmei ser arenoso. Ele disse que solo arenoso não tem muitos nutrientes para vegetação. E que quando uma árvore se inclina sobre a outra é nada mais nada menos do que a luta pela sobrevivência. Ela faz de propósito. A intenção é matar a “concorrente” para que sobre mais nutrientes para si. Que coisa, né? Vivendo e aprendendo.
Tem muitos pássaros soltos aqui no sítio. Canários, Coleiros, Bentevís, Sabiás, Bicos de Lacres, Pardais, Rolinhas, Andorinhas e muitos outros. Noutro dia, apareceu um vizinho com duas gaiolas com alçapões. Ofereceu-me R$100,00 para eu deixá-lo pegar canários. Não permiti. Avisei que não queria ver gaiola com alçapão perto da minha propriedade, que quebraria e soltaria os pássaros. Tem um Coronel que é dono de um sítio aqui nas redondezas. Ele mandou construir uma jaula no meio da mata. Contou que pegou dois caras com gaiolas e alçapões dentro de sua propriedade. Rendeu os invasores, quebrou as gaiolas e soltou os passarinhos. Enjaulou os passarinheiros por dois dias e duas noites. Colocou alpiste, jiló maduro e água. Contou que eles comeram tudo...! Afirmou que, juntamente com outros militares, irá caçar no Mato Grosso do Sul, no Carnaval. Caçar o que? Adivinhem... Vai caçar praticantes de “pesca esportiva”. Realmente estes caras são extremamente sádicos. Ficam horas torturando peixes enormes, fisgados com anzol na garganta. Depois de muita luta, quando o peixe já cansado e sofrido se aproxima do barco, é içado por um enorme alicate. Enfiam outro alicate menor goela abaixo para arrancar o anzol, rasgando suas entranhas. Fazem carinho no peixe, pose para a câmera... Dão beijinhos e soltam. Que prazer é este...? O Coronel disse que vai amarrar as mãos destes caras nas costas. Que fincará anzol garatéia(*) numero 30 em suas mandíbulas. Jogará estes putos dentro d’água e puxará por no mínimo 50 metros. Estes insanos terão a exata noção do sofrimento que causam aos peixes. O coronel tem toda razão. E eu não duvido que ele faça isto mesmo.
Luciano Moojen Chaves
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(*) Anzol Garateia são três anzóis soldados em triângulo. Coloca-se isca em uma das pontas. Quando o peixe belisca, puxa-se a linha e quase sempre o peixe é fisgado não pela boca, mas por outras partes do corpo. Já fisguei uma Tilápia pelo olho, não em “pesca esportiva”, é óbvio, e sim para comê-la. E estava deliciosa!