IMPREVIDÊNCIA HUMANA E DESCASO PÚBLICO

Quando das tragédias de 2009, as inundações em SC, até o meu amigo José Milbs concorda sobre o quanto estamos despreparados para desastres naturais. Agora, no caso de Angra dos Reis (RJ), não tão naturais assim. Os desastres provocados pelas chuvas e inundações geralmente são conseqüência da ocupação irregular ou mesmo ilegal de áreas de risco. Ocupam áreas roubadas aos rios - caso do Jardim Pantanal na capital paulista -, de montanha, impróprias para construção (pode ter sido o caso de Angra), ou pior, constroem sem obedecer às regras mínimas e normas básicas de segurança.

Nosso despreparo não se dá apenas na falta de fiscalização e na convivência quase natural com ocupações e construções irregulares, verdadeiras tragédias anunciadas. Dá-se, também, na ausência de uma rede de defesa civil que mereça esse nome nos níveis municipal, estadual e nacional; na falta de obras de infraestrutura para evitar novos desastres; e na total conivência do poder público com a ação ilegal de empresas particulares e às vezes dele próprio com atividades predadoras e destruidoras da natureza.
 
A natureza não perdoa

 
Esta não perdoa e cobra de volta seu espaço no caso dos rios, ou simplesmente desmorona como nas encostas dos morros ocupados sem obras preventivas. Cobra irremediavelmente obras de infraestrutura para devolver aos rios suas várzeas e para desocupar ou corrigir as ocupações irregulares em áreas de risco que precisam ser desalojadas, o que não acontece ou anda a passos de tartaruga.

Basta viajar por nossas estradas e andar pelas nossas cidades para ver a ausência de obras de prevenção e segurança. Daí a constante queda de barreiras nas estradas e as inundações nas grandes cidades e até em nossas pequenas comunidades, como em São Luiz do Paraitinga (SP), embora este caso configure uma exceção - o transbordamento do rio Paraitinga devido às chuvas excessivas do verão.

Mesmo nesse caso, são tragédias previsíveis e como os demais desastres naturais, na maioria das vezes, são obras exclusivas da imprevidência humana e descaso público.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS