Negócio: Basta dinheiro para aceder a sistemas de vigilancia melhores do que os da polícia
Discretamente sentadas no canto do restaurante, altas figuras do Estado são alvos fáceis de escutar durante o almoço. Qualquer um pode ouvir a conversa até à confortável distância de 25 metros. Basta ter um hedfone de 20 euros e apontá-lo para o alvo, eliminando ruído das mesas à volta. E este é apenas um em dezenas de aparelhos de espionagem à venda na internet – junto com malas, canetas ou óculos de sol com câmaras. Vender é legal, comprar também, e a pena de prisão até um ano pode ser trocada por uma simples multa.
O hedfone permite fazer sofisticadas escutas ambiente, vedadas por lei aos Serviços de Informações de Segurança e, no caso das polícias, apenas válidas se autorizadas por um juiz. Mas para o comum do cidadão tudo é mais fácil – no recato das investigações privadas com fins diversos. Afinal, podemos ser filmados por uma carteira de mulher, pela mala de um capacete ou por uma simples caneta. E isto em público, porque numa empresa ou em casa entre quatro paredes ou uma simples benjamim (ficha tripla )no chão nos podem estar escutando e observando.
Tudo vai depender da disponibilidade financeira e do interesse de cada um em espiar alguém, uma vez que do eficaz hedfone de 20 euros até à mala de capacete com câmara, por 2785 euros, há preços para tudo. Até soluções para as mulheres ou maridos mais desconfiados, que podem assim dispensar os serviços de detectives privados e apostar, por exemplo, em dispositivos de localização de automóveis. Por 410 euros, recebem no celular ou computador todo o percurso feito por alguém.
Numa loja virtual que consultamos na internet, há vários incentivos à compra de dezenas de aparelhos, recordando aos potenciais espiões o sucesso que podem ter para obter informações preciosas. Mas por outro lado está escrito, por baixo de cada promoção, que 'o uso de dispositivos de vigilância, intercepção e/ou gravação de conversas sem o consentimento de todas as partes envolvidas é ilegal'.
Contactada por nos, fonte judicial considera 'avisos inócuos, pois o objectivo de utilização dos aparelhos é a invasão da vida privada sem o consentimento dos visados'. O negócio é legal e, para já, 'incontrolável' por parte das polícias.
PORMENORES
UTILIZAÇÃO PROIBIDA
Nas lojas on-line há um aviso para o facto de ser proibido filmar ou escutar alguém sem o seu consentimento: no fundo, tudo o que justifica a existência dos próprios aparelhos.
CADEIA ATÉ UM ANO
É legal vender aparelhos, assim como comprá-los. Mas quem for apanhado a utilizá-los incorre no crime de gravação e fotografias ilícitas, com pena de prisão até um ano, substituível por multa.
ENTREGAS EM 24 HORAS
Quem compra os aparelhos é identificado e recebe o material em casa. Entregas variam entre 24 horas e uma semana.
CONTAS BANCÁRIAS EM PERIGO
Não é apenas a panóplia de objectos dignos das melhores inovações dos clássicos do ‘007’ que está à venda na internet: como as sociedades do século XXI funcionam em rede, na net vende-se também o software capaz de permitir a intercepção de comunicações em qualquer e para qualquer lugar do Mundo.
Por exemplo, com o software informático adequado pode-se identificar as teclas que o mais comum dos mortais bate no teclado de um computador quando acede à sua conta bancária.
Por essa via, o espião acede ao código da conta bancária, da qual poderá retirar dinheiro.
CUSTO DE EQUIPAMENTO
Carteira com kit de vigilância
Preço: 1200 euros
Características: Gravação áudio e vídeo por detecção de movimento/som, com câmaras e microfones. Alta qualidade, com ligação a computador.
Objectivo: Espiar em público ou privado.
Mala de moto para capacete com kit vigilância
Preço: 2785 euros
Características: Sistema de vídeo e áudio com capacidade até 360 graus. Câmara e microfones e visualização das imagens em tempo real através da net.
Objectivo: Espiar na via pública.
Kit de vigilância numa peça de decoração
Preço: 880 euros
Características: Sistema de gravação vídeo e áudio oculto numa peça de decoração, como uma tela de pintura. Microfones e ligação até quatro câmaras, com visualização em tempo real pela internet.
Objectivo: Espiar em ambiente privado.
Hedfone com amplificador
Preço: 20 euros
Características: Amplificador de som direccional e hedfone. Receptor é colocado na orelha esquerda e hedfone no ouvido direito, apontando a entrada de som para a fonte a escutar. Capta até 25 metros.
Objectivo: Espiar conversas em ambiente semiprivado.
Localizador de pessoas
Preço: 360 euros
Características: Pesa 75 gramas e tem autonomia até 80 horas. Permite escutar através de celular o som ambiente do local onde foi colocado e localizar, por GPS, portador do dispositivo. Pode ser escondido num bolso.
Objectivo: Espiar e localizar pessoas.
Localizador de veículos
Preço: 410 euros
Características: Acoplado a viaturas, envia a localização das mesmas, por GPS, para telemóvel ou computador.
Objectivo: Localiza veículo em qualquer sítio.
Câmara de vídeo
Preço: 438 euros
Características: Câmara com gravação contínua ou por detecção de movimentos. Autonomia de seis horas em gravação contínua.
Objectivo: Espiar em ambiente privado.
Ficha tripla com microfone
Preço: 1200 euros
Características: Técnica de camuflagem com microfone GSM sem fios. Quando existe movimento sonoro, sistemaé activado e liga ao celular de quem instalou o microfone.
Objectivo: Escutar em casa ou escritório.
Gravador de voz e vídeo
Preço: 180 euros
Características: Aparelho com câmara de vídeo e microfone. Fácil de dissimular, por exemplo, em pacote de pastilhas.
Objectivo: Espiar em qualquer ambiente.
Óculos de espião
Preço: 155 euros
Características: Óculos de sol com máquina fotográfica tiram até dez mil fotografias.
Objectivo: Espiar em ambiente público.
Para esta semana é tudo, mas espero que não se formem novos espiões partindo de nossas informações que são exclusivamente para ilucidar o que muita gente ainda desconhece na internet.
Mario Rodrigues
www.marioshow.com.br