Beija Flor tem excelentes sambas em meio à miscelânea de compositores de outras agremiações!

Há excelentes sambas em meio a compositores e intérpretes de outras agremiações concorrendo na Beija Flor para o Carnaval carioca 2010 cujo enredo é “Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília, do sonho à realidade, a capital da esperança” de criação da comissão de carnaval da escola de Nilópolis. No que se refere aos intérpretes, isso ocorre porque é regra em todas agremiações não permitir que tais profissionais participem, para não influenciar na escolha do samba vencedor, dentre os concorrentes. Já no caso dos compositores, além da Beija Flor permitir essa miscelânea, os autores ambicionam a polpuda quantia de mais de R$-1 milhão de direitos autorais que lhes é disponibilizada pela LIESA, tão logo se tornam os vencedores.  
Acrescente-se a isso a mídia que dá o show-business do Carnaval pela hegemonia de títulos da Beija Flor de quase um quarto – são 23% - conquistados durante a Era Sambódromo quando a agremiação sagrou-se campeã seis vezes em 26 desfiles realizados na passarela do samba da Marquês de Sapucaí. No período, o presidente de honra da agremiação Aniz Abrahão David o ‘Anísio’ se consolidou como um dos chefões da contravenção e do mundo do samba. Daí, o irmão dele e presidente executivo da Beija Flor, Farid Abrahão David, após longa carreira de deputado, se ter elegido prefeito de Nilópolis em 2008. Assim como o Diretor de Carnaval da agremiação Laíla é co-produtor da GravaSamba, a gravadora de discos da LIESA.

Um exemplo da miscelânea de compositores e intérpretes de outras agremiações que ocorre na Beija Flor está no samba concorrente cujos compositores são Cláudio Russo, Jota Velloso, Júnior, Deré, Miguel e Marquinhos Beija Flor. Russo é egresso da Portela onde foi co-autor do samba-enredo 1995 “Quando o samba era samba”. Já Deré, além de ser compositor da Grande Rio onde também concorre, inclusive é co-autor do samba-enredo 2009 “Voilà, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité. Mercy beaucoup, Brésil. Não tem de que”. Atribuo nota 9,8 (9,8 à letra e 9,9 à melodia) ao samba que concorre na Beija Flor, cantado por Anderson Paz o intérprete oficial da Império Serrano junto com Rogerinho, Marquinho, Dudu e Igor Viana.

Atribuo nota 9,8 (9,9 à letra e 9,8 à melodia) ao samba concorrente cantado por Tinga o intérprete oficial da Vila Isabel, cujos autores são os compositores Marcelo Guimarães MP, Ribeirinho, Paulo Lopitas, Jorge Augusto, Veni Vieira e Domingos PS. Atribuo nota 9,9 (tanto à letra quanto à melodia) ao samba concorrente cantado por Wander Pires o novo intérprete da Unidos do Viradouro, cujos autores são os compositores Wilsinho Paz, Noel Costa, Alexandre Moraes, Sílvio Romai e George Costa. Atribuo nota 10 (à letra e à melodia) do samba concorrente cantado por Wantuir o intérprete oficial da Acadêmicos do Grande Rio, cujos autores são compositores Tom Tom, Carlinhos Detran, Adilson China, Igor Leal, Gilson Doutor e Aroldo do CAC.

Por fim, dois registros: 1º nos sambas apesar da bateria agora sob as batutas dos mestres Plínio e Binho não terem deixado a peteca cair. Nota-se a falta da marca registrada da agremiação, o batuque misto de samba com candomblé, que era magistralmente executado sob a batuta do demitido mestre nota 10, Paulinho de Pilares. 2º durante os sambas ouve-se saudações à ‘Anísio’ e demais chefões da agremiação; menos ao presidente Farid. Não por ele ser prefeito de Nilópolis, mas sim por ser ‘rainha da Inglaterra’.


*jornalista – enquanto amante de Carnaval, sambas-enredo e das agremiações é torcedor da Portela.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS