Samba do vencedor trio de compositores jovens é o grande favorito na Portela!

“Na ginga do estandarte Portela derrama arte, neste enredo sem igual,
faz da vida poesia e canta a sua alegria em tempo de Carnaval”.

Fragmentos da obra-prima que é o samba-enredo campeão em 1984 (escolhido por internautas como o melhor de todos os tempos) arte musical dos compositores Dedé da Portela e Norival Reis.

Já desponta como o grande favorito entre 12 concorrentes para o Carnaval carioca 2010 da Portela, o samba do vencedor trio de compositores jovens Ciraninho, Diogo Nogueira e Júnior Escafura. Eles juntos com os compositores Rafael dos Santos e Naldo são os autores do samba concorrente nº 01, que é cantado por Wantuir o intérprete oficial da Grande Rio. O enredo é ‘Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade... Rio de paz em estado de graça’ dos carnavalescos Alex Oliveira e Amauri Santos. Atribuo nota 10 à letra e à melodia desse samba cuja sintonia com o enredo revela a excelência dessa ala nota 10 da Portela, cuja tradição é mesclar o clássico com o popular; sem o populismo simplista que ocorre em outras agremiações.
Abro parênteses: Em 2007 três jovens compositores Ciraninho, Diogo Nogueira e Celsinho Andrade iniciaram vitoriosa parceria no samba-enredo ‘Os deuses do Olimpo na terra do Carnaval, uma festa do esporte, saúde e beleza’ das criações dos carnavalescos Cahê Rodrigues e Amarildo de Mello, que conquistou quatro notas 10 dos jurados da LIESA. Por isso, a agremiação que tem como bases os bairros de Oswaldo Cruz e Madureira, passou a ser também denominada como a majestade do samba. Em 2008 na obra-prima, digo, no samba-enredo ‘Reconstruindo a natureza, recriando a vida: O sonho vira realidade’ do carnavalesco Cahê Rodrigues, se uniram ao vitorioso e jovem trio de compositores mais dois da ala nota 10 da agremiação.

Refiro-me aos compositores Ary do Cavaco, um baluarte do samba clássico-popular portelense e ao jovem Júnior Escafura, co-autores da obra, quero dizer, do samba-enredo 2006 ‘Brasil marca tua cara e mostra para o mundo’ dos carnavalescos Amarildo de Mello e Ilvamar Magalhães. Daí, terem se repetido as quatro notas 10 dos jurados. Porém, não se sabe porque dois jurados em 2009 deram 9,9 ao mais belo dos sambas-enredo do jovem trio de compositores (Ciraninho, Diogo Nogueira e Júnior Escafura) que é o intitulado ‘E por falar em amor, onde anda você’ dos carnavalescos Lane Santana e Jorge Caribé. O título do Salgueiro em 2009 foi merecido, mas não as quatro notas 10 do simplista samba-enredo ‘Tambor’ ao qual atribuí nota 9,8.

Voltando ao samba concorrente nº 01, ele é favorito por ser irretocável na letra, na melodia e pela performance nota 10 da ‘Tabajara’ (bateria) sob a batuta do jovem mestre Nilo Sérgio e abrilhantado pelo intérprete Wantuir. Imagina esse samba quando se tornar o vencedor oficial e ganhar seus toques musicais finais, que são o canto do intérprete oficial da Portela, Gilsinho e a genialidade do arranjo do maestro Alceu Maia. Apesar disso tudo, conforme veremos mais adiante há outros sambas de excelência na qualidade, os quais também poderiam se tornar o vencedor.  O que não deixa dúvida é que serão emocionantes todas as fases da disputa entre os sambas concorrentes, prevendo-se que a escolha do vencedor fique mesmo para a finalíssima do concurso.

Um exemplo de excelência em samba, que bem poderia se tornar vencedor é o concorrente interpretado por Luisinho Andanças o craque-intérprete oficial do Porto da Pedra. Atribuo nota 10 à letra e à melodia do samba que é parceria do mestre dos poetas-compositores da agremiação (Noca da Portela) com o seu filho Noquinha, Doutor, Tonico da Portela e Eli Penteado. Empatado em nota 10 tanto em letra quanto em melodia com o concorrente nº 01, considero que na disputa de pênaltis o samba concorrente nº 01 se torne vencedor porque após tantos anos sem ser campeã é como diz o refrão do belíssimo samba da nova geração de compositores da majestade do samba a Portela ‘minha águia guerreira vai voar, viajar, pousar no sonho e ganhar o Carnaval’.

Outro exemplo de excelência em samba ao qual atribuo também nota 10 à letra e à melodia é o concorrente nº 06. Trata-se de uma feliz parceria entre um clássico da agremiação (Ary do Cavaco) e os compositores Ary Jorge, Paulinho Rocha, Felipe Carvalho e Valter Alverca. Embora também tecnicamente empatado com o concorrente nº 01, por se tratar de um concurso, esse samba perde devido à questão do canto-interpretação. Ou seja, sua interpretação deveria abrilhantar as excelências da letra e da melodia, arranjo musical e performance da bateria nota 10. Ocorre que o intérprete Clóvis Pê não tem gogó à altura desse clássico samba portelense. Haja vista que nem na Mangueira onde é compositor e intérprete, ele conseguiu afirmação.

Já com o samba concorrente nº 07 ao qual atribuo nota 10 à letra e à melodia ocorre um fato curioso. Dois de seus co-autores são os mesmos do vencedor samba-enredo 2009 ‘E por falar em amor, onde anda você’ que são os compositores Wanderlei Monteiro e Luiz Carlos Máximo. Os quais desta vez fazem nova e bem sucedida parceria com o compositor Carlos Ortiz, cuja excelência da qualidade do samba foi garantida pela característica ginga portelense. Haja vista o arranjo musical e a performance da bateria nota 10 sob a batuta do jovem mestre Nilo Sérgio. O samba ainda por cima é abrilhantado pelo gogó de Nego o intérprete oficial do Império Serrano. Ocorre que exatamente por ele ter sido de tantas agremiações, acaba não parecendo samba da Portela.


*jornalista – enquanto amante de Carnaval, sambas-enredo e das agremiações é torcedor da Portela.                
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS