Seis sambas-enredos são destaques entre os 19 concorrentes na Mangueira para o Carnaval 2010!

Sob o enredo ‘A Mangueira é a música do Brasil’ da carnavalesca Márcia Lávia, egressa do Império Serrano, seis sambas se destacam entre os 19 inscritos no concurso da verde-rosa para o grupo especial do Carnaval carioca 2010.  A lamentar, só mesmo uma agremiação cada vez mais dirigida sem transparência, ética e democracia é que poderia estar impondo uma injustificável regra, proibindo a divulgação dos compositores dos sambas concorrentes. Por isso é sintomático que os seis aqui destacados tenham como intérpretes, profissionais consagrados em outras agremiações ou na própria Mangueira. Neste caso, em anos anteriores uma vez que a regra – comum em todas as Escolas - impede a participação do intérprete-puxador oficial.

Chamo atenção para dois fatos por si só contraditórios que ocorrem nestas gravações aqui analisadas. Por um lado os sambas têm as melodias otimizadas pela qualidade vocal dos intérpretes que são profissionais altamente gabaritados. Por outro, a bateria sob a batuta de mestre Taranta dá show, tira onda, faz paradinha – porém tudo isso sem a marca da agremiação, que é a forte batida centralizada no surdo um.  Isso faz parecer não se tratar da bateria da Mangueira. Assim, exceto o samba número cinco que é interpretado por Clovis Pê um notório integrante da ala de compositores da verde-rosa, os demais acabam soando estranho ouvi-los entoar gritos-de-guerra em exaltação não às suas agremiações, mas à Mangueira e sua bateria.

Por exemplo, o samba concorrente número dois tem como intérprete Gilsinho que é o intérprete oficial da Portela. Atribuo ao samba nota 9,9 (10 à letra e 9,9 à melodia). Atribuo nota 9,8 (letra e melodia) ao samba concorrente número três cujo intérprete é Wantuir que no Carnaval deste ano foi o intérprete oficial da Grande Rio. Por mera coincidência também atribuo nota 9,8 em letra e em melodia ao samba concorrente inscrito sob o número cinco cujo intérprete é Clóvis Pê. A mesma nota 9,8 atribuo á letra e à melodia do samba concorrente inscrito sob o número oito, que é interpretado por Serginho do Porto, um intérprete-puxador de sambas-enredo gabaritado e com experiência em grandes agremiações como a Unidos da Tijuca.

Atribuo nota 9,9 (9,9 à letra e 10 à melodia) ao samba concorrente número 11 interpretado pelo consagradíssimo Nego (irmão e melhor intérprete que Neguinho da Beija Flor). Nego no Carnaval 2009 foi o intérprete oficial do Império Serrano e em 2008 da niteroiense Viradouro. Por fim, atribuo nota 9,9 (9,9 à letra e nota 10 à melodia) ao samba concorrente número 16 interpretado por Tinga, que é o intérprete oficial da Vila Isabel. Pelos estilos da letra e da melodia este samba deve ser de autoria dos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Gilson Bernini e Gusttavo Clarão. É deles o samba-enredo do Carnaval 2009 “A Mangueira traz os brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro” do carnavalesco Roberto Szaniecki, igualmente interpretado por Tinga.


*jornalista – enquanto amante de Carnaval, sambas-enredo e das agremiações é torcedor da Portela.      
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS