Judiciário gastador

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fechou contrato para comprar 18 carros de luxo por R$ 2 milhões! Uma vergonha. A corte alega que os veículos novos irão substituir os carros com mais de cinco anos de uso na frota que atende a 33 ministros. Mas o tribunal já tem 37 carros modelo Ômega CD, comprados em 2005, por R$ 33 milhões. Como se explica isso?

Se o próprio STJ não respeita os gastos públicos, como poderá ter autoridade para julgar as demandas correlatas da sociedade? Está havendo um contra-senso de quem deveria ter senso de responsabilidade pública. Lamentavelmente, é um mau exemplo que está permeado na cultura dos serviços públicos e a gente não se surpreende mais porque quem deveria observar a balança da Justiça é justamente o órgão que desfruta as mordomias sem nenhuma cerimônia com os demais mortais brasileiros. Estes, por sua vez, só servem para pagar a conta da corte privilegiada brasileira de senhores encastelados em confortáveis gabinetes e desfrutando de outras mordomias mais.

Por que os senhores membros dos tribunais brasileiros, muito bem pagos, não são "pessoas normais" para andar de táxi, de ônibus, a pé, de trem etc. como fazem os demais cidadãos trabalhadores durante as suas jornadas de trabalho? Então, um País cujos governos demonstram dificuldade para suplantar as desigualdades sociais, em que há arrojo salarial de toda a ordem e as pessoas desempregadas passam necessidade, não pode se dar ao luxo de ter um Judiciário gastador.

Cabe a nós, cidadãos, manifestar repúdio, cobrando das autoridades competentes (Parlamento Federal, TCU etc.) mudança de comportamento com essa farra de dinheiro público porque para atender às necessidades sociais sempre faltam recursos. E o site do STJ para protesto é: www.stj.gov.br (clicar, pela ordem, Superior Tribunal de Justiça - O Tribunal de Cidadania; b) Fale conosco; c) endereços eletrônicos.)


Julio César Cardoso
Bacharel em Direito e servidor federal aposentado


 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS