Carnaval carioca 2009 Grupo Especial: As notas dos sambas-enredo!

Este texto é uma avant premier. As opiniões e notas referem-se a um ensaio feito pela GRAVASAMBA que é a gravadora da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).. Apenas três Escolas ensaiaram com seus intérpretes oficiais: A Mocidade Independente utilizou o jovem-craque Bruno Ribas, no cargo desde 2006. De volta ao GE como campeão do Acesso A em 2008, o Império estréia Gonzaguinha. David do Pandeiro volta ao GE pela Viradouro. Sua última atuação ocorreu no Carnaval 2001, na Mocidade. A seguir, por ordem de desfile, as notas e os comentários sobre os sambas-enredo, assim como algumas novidades e ou mudanças que ocorrem nas agremiações. Império Serrano abrirá o desfile, domingo de Carnaval. Nota 10 para o samba-enredo "A lenda das sereias e os mistérios do mar". Compositores: Dinoel Sampaio, Vicente Matos e Arlindo Veloso. Intérprete: Gonzaguinha. Bateria nota 10 tem a batuta do mestre Átila. Carnavalesca: Márcia Lávia. Egressa do Salgueiro, Lávia está incumbida de reapresentar este consagrado enredo do Império nos anos 70 quando o saudoso cantor e intérprete da Escola, Roberto Ribeiro, fez do samba-enredo um grande sucesso.

Grande Rio será a 2ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "Voila, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité. Merci Beaucoup, Brésil. Não tem de quê!" Compositores: Rafael Ribeiro, Deré (craque), Mingau e Emerson Dias (bons e os mesmos de 2008). Bruno Ribas abrilhantou o ensaio, saudando Wantuir (ex-Tijuca) como novo intérprete oficial. Bateria sempre quatro notas 10 dos jurados da LIESA tem a batuta do mestre Odilon.  Carnavalesco: Cahê Rodrigues (egresso da Portela).

Vila Isabel será a 3ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "Neste palco da Folia é minha Vila que anuncia: Theatro Municipal, centenária maravilha". Compositores: Artur das Ferragens, Serginho 20 (craque), Leonel e André Diniz (bons). Bateria nota 10, dando um show, mestre Mug! Wander Pires (ex-Grande Rio) dá um show no ensaio. O mesmo, com certeza, será feito por Tinga, o intérprete oficial da Vila. Carnavalesco: Alex de Souza que está na Escola desde 2008, egresso da Mocidade.

Mocidade Independente será a 4ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "Clube Literário: Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!".Compositores: Diego Rodrigues, Marquinho Índio e Jefinho (bons), Santana e Ricardo Simpatia (craques). Intérpetre-craque: Bruno Ribas. A mais magistral das Baterias nota 10, que inclusive é fora de série, tem a batuta do mestre Jonas. Carnavalesco: Cláudio Cavalcante, o "Cebola" que estréia na Escola, sucedendo Cid Carvalho.

Beija Flor será a 5ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "No chuveiro da alegria quem banha o corpo lava a alma na Folia!". Compositores: Tom Tom, Marcelo Guimarães, Lopita, Jorge Augusto e Veni Vieira. O Diretor de Carnaval Laíla não soube informar quem fez a boa interpretação no ensaio. Neguinho é o intérprete oficial da Escola. Bateria nota 10 tem as batutas dos mestres Plínio e Paulinho. Comissão de Carnaval: Laíla, Alexandre Louzada, Fran Sérgio e Ubiratan Silva formam quarteto desde 2008.

Unidos da Tijuca será a 6ª a desfilar. Nota 9,5 para o samba-enredo "Uma odisséia sobre o espaço". Compositores: Júlio Alves e Totonho (bons). Luizinho Andanças - que é o intérprete oficial da Porto da Pedra – exibe seu conhecido talento na gravação do ensaio. Escola ainda não anunciou o intérprete sucederá Wantuir contratado pela Grande Rio. Bateria: Tem a batuta do mestre Casagrande. Carnavalesco: Luiz Carlos Bruno que está na Escola desde o Carnaval 2007.

Porto da Pedra será a 1ª a desfilar segunda feira. Nota 9,5 para o samba-enredo "Não me proíbam criar, pois, preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar". Compositores: André Félix e os mesmo de 2008 David de Souza e Fábio Costa (bons). A Escola não soube informar quem interpretou o samba-enredo no ensaio. Luizinho Andanças é o intérprete oficial da agremiação. Bateria: O mestre Thiago Diogo não está deixando a batuta cair ao suceder o saudoso maestro, o mestre Louro (falecido recentemente). Carnavalesco: Max Lopes (egresso da Mangueira).

Salgueiro será a 2ª a desfilar. Nota 9,5 para o samba-enredo "Tambor". Compositores: Tatiane Leite, Paulo Shell juntos com Leandro Costa e Moisés Santiago (bons). Nego foi o intérprete que com todo seu talento abrilhantou o ensaio. O mesmo será feito pelo intérprete oficial da agremiação e que dá show, Quinho. Bateria nota 10 tem a batuta do mestre Marcão. Carnavalesco: Renato Lage desta vez sem sua mulher e parceira, a carnavalesca Renata Lávia contratada pelo Império Serrano.

Imperatriz Leopoldinense será a 3ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "Imperatriz... Só quer mostrar que faz Samba, também". Compositores: Carlos Kind, Di Andrade, Jorge Arthur, Josimar e Valtencir (craques). Em 2008 não ganharam nota 10 porque a letra e a melodia do 1º e principal refrão eram marcha. Luizinho Andanças foi o intérprete do ensaio. Paulinho Mocidade está de volta como intérprete oficial. Bateria nota 10 tem a batuta do troféu Estandarte de Ouro 2008, mestre Marcone. Destaco o suingue da batida e ritmo. Carnavalesca: Rosa Magalhães..

Portela será a 4ª a desfilar. Nota 10 para o samba-enredo "E por falar em amor: Onde anda você?". Compositores: L. C. Máximo, Wanderley Monteiro juntos com Júnior Escafura, Ciraninho e Diogo Nogueira (craques) que desde 2007 têm garantido quatro notas 10 dos jurados da LIESA para a Escola. Wantuir foi o intérprete no ensaio. Gilsinho é o intérprete oficial que certamente abrilhantará ainda mais o samba. Bateria nota 10 tem a batuta do –jovem-mestre Nilo Sérgio. Carnavalescos: Lane Santana (ex-Unidos da Tijuca) e Jorge Caribé, são estreantes na Escola.

Mangueira será a 5ª a desfilar. Nota 9,5 para o samba-enredo "A Mangueira traz os brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro". Compositores: Lequinho e Junior Fionda (bons) os mesmos de 2008 juntos com Gilson Bernini e Gusttavo Clarão (craque). Clarão é um infiltrado, espécie de dissidente da Viradouro onde fez sambas-enredo magníficos. Tinga (da Vila Isabel) abrilhantou o ensaio, até porque tem muito mais gogó que o intérprete oficial da Mangueira, Luizito. Bateria nota 10 tem a batuta do mestre Taranta. Carnavalesco: Roberto Szaniecki (ex-Grande Rio onde foi demitido).

Viradouro será a 6ª, encerrando os desfiles na Sapucaí. Nota 9,5 para o samba-enredo "Vira-Bahia, pura energia!". Compositores: Edu, Floriano e Rafael juntos com Flavinho Machado e Heraldo Faria (craques), mas sem fidelidade à Escola, pois, já venceram sambas-enredo em outras agremiações. David do Pandeiro que sucede a Nêgo como intérprete oficial abrilhanta o samba-enredo já a partir do ensaio. A Bateria quatro notas 10 dos jurados da LIESA tem a batuta do mestre Ciça. Carnavalesco: Milton Cunha volta à Escola onde no Carnaval 2006 formou Comissão junto com Cacá e Mário Monteiro. Cunha tem a responsabilidade de suceder o apelidado mago, Paulo Barros.  

*jornalista – enquanto amante de Samba é torcedor da Portela.                            
 

Algumas agremiações não estão com intérpretes oficiais à altura de suas grandezas!

È o que se conclui das gravações dos sambas-enredo do Carnaval carioca 2009 Grupo Especial. Por exemplo, a Viradouro se deu bem ao utilizar o seu novo intérprete oficial, David do Pandeiro nas duas gravações, no ensaio técnico da GRAVASAMBA que é gravadora da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) e depois no CD. De volta ao GE (sua última atuação ocorreu em 2004 na Imperatriz), David do Pandeiro deu um show no samba-enredo "Vira-Bahia, pura energia" notadamente no CD em meio ao arranjo/regência do maestro Alceu Maia e à magistral execução da Bateria nota 10 (com paradinhas sensacionais) sob a batuta do mestre Ciça.

O mesmo não ocorreu com a bi-campeã Beija Flor. Embora o maestro Jorge Cardoso no arranjo/regência e a Bateria nota 10 sob as batutas dos mestres Paulinho e Plínio tenham mantido a qualidade do samba-enredo "No chuveiro da alegria quem banha o corpo, lava a alma na Folia". Um de seus compositores (Tom Tom) interpretou-o muito  melhor que o interprete oficial da agremiação, Neguinho. Este que já não tem dicção (gogó) de intérprete-puxador de samba de enredo agravou-a por se equivocar no adjetivo excomungado (ele diz "o banho foi ixcumungado").   

Já a Império Serrano no ensaio técnico estreou Gonzaguinha como intérprete-solo, reapresentando seu samba-enredo de 1976 "A lenda das sereias e os mistérios do mar". Porém, no CD oficial a agremiação aproveitou a qualidade do arranjo/regência do maestro Jorge Cardoso e a performance da Bateria sob a batuta do mestre Átila, para trazer de volta o consagrado intérprete Nego (irmão e muito melhor puxador de samba-enredo que Neguinho da Beija Flor) em dueto com Gonzaguinha. Aliás, só se ouve o vozeirão de Nego inclusive porque é ele quem faz as saudações à Escola.

Em relação à Grande Rio, conforme tinha frisado, no ensaio técnico Bruno Ribas fez a saudação de boas vindas ao novo intérprete oficial Wantuir (egresso da Unidos da Tijuca). Conforme era esperado, Wantuir enriqueceu ainda mais o samba-enredo "Voila Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité; Merci Beaucoup, Brésil. Não têm de quê" ao aproveitar o arranjo/regência do maestro Jorge Cardoso e a performance da Bateria sempre nota 10 sob a batuta do mestre Odilon Costa.

O caso da Vila Isabel é singular. Não chega a ser uma surpresa o fato do ensaio técnico gravado por Wander Pires ter ficado melhor que a gravação do intérprete oficial da agremiação Tinga; a despeito deste ser um bom puxador de samba-enredo e a gravação do CD ter sido enriquecida pelo arranjo/regência do maestro Alceu Maia. Afinal, Wander Pires atualmente é o melhor intérprete-puxador de samba-enredo. A destacar, o show em ambas gravações da Bateria sob a batuta do mestre Mug.

Como é praxe a mais magistral das Baterias notas 10 (Mocidade) sob a batuta do mestre Jonas é um emocionante capítulo à parte. Tanto na gravação do ensaio técnico do samba-enredo "Clube literário: Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia" interpretado por Bruno Ribas; quanto no CD oficial cantado por Wander Pires, em sua volta à Escola de origem, ainda mais que o show é abrilhantado pelo arranjo/regência do maestro Jorge Cardoso. Daí, não se entender o porque de dois dos quatro jurados da LIESA em 2008 terem dado 9,9 a esta magnífica orquestra de percussão!

Unidos da Tijuca: O caso desta agremiação é também um capítulo à parte. No ensaio técnico a gravação do samba-enredo "Uma odisséia sobre o espaço" esteve a cargo, não de um intérprete-puxador, mas, de um cantor (Luizinho Andanças) com seu clássico vozeirão de tenor, dando um show de gogó! Já no CD, embora não tenha o mesmo gogó, Bruno Ribas, através de seu talento de intérprete, se aproveitou do arranjo/regência do maestro Jorge Cardoso e conforme ele mesmo diz, da pura cadência da Bateria sob a batuta do mestre Casagrande, para enriquecer o samba-enredo.

Porto da Pedra: Na gravação do ensaio técnico, a agremiação apresentou uma boa surpresa que foi o bom desempenho do intérprete do samba-enredo "Não me proíbam criar, pois, preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar". O qual, conforme não poderia ser de outra forma, no CD acabou enriquecido pelo clássico vozeirão de Luizinho Andanças. Assim como pelo arranjo/regência do maestro Jorge Cardoso. Outra grata surpresa, tanto no ensaio técnico quanto no CD foi a performance da Bateria sob a batuta do estreante mestre Thiago Diogo (discípulo do inesquecível mestre Louro).

Salgueiro: A agremiação apresentou dois autênticos bambas interpretando o samba-enredo "Tambor". Na gravação do ensaio técnico o show esteve a cargo de Nego. Já no CD a cargo do intérprete oficial da agremiação, Quinho. Em ambos os casos notadamente na do CD em que há o arranjo/regência do maestro Alceu Maia, a Bateria nota 10 sob a batuta do mestre Marcão exibe seu repertório com um show de paradinhas típicas da Escola que se considera a Academia do Samba.

Imperatriz: A Escola ilustra o título deste texto, pois, se na gravação do ensaio técnico o clássico intérprete Luizinho Andanças enobrece o samba-enredo "Imperatriz.... Só quer mostrar que faz Samba também" celebrando o 50º aniversário da agremiação. Por outro lado, na gravação do CD é apagada a chama viva da cultura dos autênticos puxadores de samba-enredo como Preto Jóia, por exemplo, causada pela volta do intérprete sem gogó Paulinho Mocidade (por sinal afastado da Escola desde 2005). Tal "obscurantismo" é clareado pelo grupo de pagode Fundo de Quintal na introdução, sobretudo abrilhantado pelo arranjo/regência do maestro Alceu Maia e pela performance da Bateria nota 10 sob a batuta do troféu Estandarte de Ouro 2008, mestre Marcone.

Portela: A agremiação autodenominada Majestade do Samba na gravação do ensaio técnico o samba-enredo "E por falar em amor, onde anda você?" foi muito bem interpretado por Wantuir. Porém, conforme era esperado, o samba-enredo foi enriquecido pelo excelente gogó do intérprete-puxador Gilsinho em meio à maestria do arranjo/regência de Alceu Maia e ao característico ritmo gingado da performance da Bateria sob a batuta do jovem mestre Nilo Sérgio. Aliás, a exemplo da Mocidade, em 2008 dois dos quatro jurados da LIESA deram injustas notas 9,9 à Bateria da Majestade do Samba.

Mangueira: A Estação Primeira também ilustra o título do texto. Haja vista, no ensaio técnico o samba-enredo "A Mangueira traz os brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro" foi abrilhantado pelo bom intérprete-puxador Tinga. Porém, não se sabe porque a Escola do imortal Jamelão, tendo em suas fileiras um clássico cantor com gogó de tenor como Rhychahs, mantém como intérprete oficial Luizito. Sua falta de gogó é agravada ao entoar com arrogância "A Escola mais querida do planeta". O que nem a maestria do arranjo/regência de Alceu Maia nem a performance da Bateria sob a batuta do mestre Taranta conseguem esconder.


*jornalista, enquanto amante de sambas-enredo e Escolas de Samba, é torcedor da Portela.    
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS