A MAIORIA ESTUDANTES DAS ESCOLAS DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS SITIADAS POR CRIMINOSOS E TRANFORMADAS EM UNIVERSIDADES DO CRIME.
O jornal A TRIBUNA publicou na última segunda-feira, 27/10, corajosa reportagem assinada pela jornalista Cristiane Brandão denunciando todos os riscos assumidos diariamente por alunos e professores das escolas públicas do Espírito Santo, e foi ainda mais longe trazendo ao conhecimento da população capixaba a omissão das autoridades gestoras dos aparelhos de segurança.
Até 1998, enquanto consegui resistir às pressões para deixar de colocar nas ruas o meu próprio jornal, “O PORRETE”, desprezando as ameaças constantes e inúmeras tentativas frustradas contra a minha vida, em nenhuma das edições, matérias idênticas foram abandonadas.
Aliás, antes disso, em meus programas de rádio, e da TV Vitória, tudo ao vivo e a cores, jamais me calei diante de uma ameaça que já se transformava na atual guerra anunciada.
“JÁ ENTERREI VÁRIOS ALUNOS”
Na reportagem da jovem Cristiane alguns depoimentos são chocantes. Uma professora que declara sua tristeza por ter acompanhado o enterro de muitos alunos. Só no ano passado foram 16 adolescentes de 17 a 20 anos, diz revoltada: Todo mundo sabe, o Conselho da escola sabe, os pais sabem, e a polícia sabe, mas ninguém faz nada. Os projetos estão apenas no papel.
DESPARECE OU MORRE
São muitas centenas de famílias obrigadas a mudar de residência e de cidades numa interminável peregrinação fugindo da caçada aos seus filhos, jurados de morte por marginais.
Acontece em todas as escolas, sem exceção. Além do tráfico de drogas, as alunas acima dos 12 anos são obrigadas a satisfazer os apetites sexuais condenáveis dos “chefões” e em seguida assumir a prostituição.
Um estudante de 10 anos entrou para uma das quadrilhas e passou a mostrar aos colegas que estava na boa, ganhando R$ 100 por dia, recebendo numa semana muito mais que o pai ganhava por mês trabalhando.
Desfilava na escola com roupas e calçados de marcas famosas, muitos importados.
Os bandidos de uma gang rival ficaram na “bronca” com o sucesso do garoto e resolveram que ele seria eliminado.
A sorte da criança e dos pais é que um dos alunos, também traficante, resolveu contar a Diretora que o colega iria morrer.
LEI SÓ EXISTE NO PAPEL
Promotores e uma juíza entrevistada falam das obrigações do Estado, porém, ao mesmo tempo, confessam que nada podem fazer porque o poder público não possui nenhum instrumento de apoio e de tratamento dos adolescentes em conflito com a lei.
AS BOLSAS ESMOLAS DO LULA
Se o nosso presidente, fazer o que, é nosso, se preocupasse em mandar investigar onde os beneficiários das bolsas esmolas gastam os minguados reais recebidos dos cofres públicos, quem sabe descobriria que quase tudo é gasto com drogas por pais e filhos.
Às vezes me pergunto onde estudaram os filhos do Lula para voar tão alto e com tanto sucesso em vitoriosos projetos empresariais. Com toda certeza não foram alunos das escolas públicas brasileiras.
OS PROBLEMAS SOCIAIS SÃO O ALIMENTO IMPRESCINDÍVEL AO SUCESSO DOS POLÍTICOS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.
ESPÍRITO SANTO EM GUERRA
28/10/2008