VALE DO RIO DOCE...

Rio, outubro de 2008.
Ao Fausto Wolff

No dia do leilão da Vale do Rio Doce, fui protestar na Praça XV, onde fica a falida Bolsa de Valores do Rio, juntamente com minha Mãe e mais de uma centena de brasileiros conscientes, convocados pela Maria Augusta. O então governador Marcelo Alencar – político traidor, também conhecido como "Velho Barreiro" – que também faz parte quadrilha (partido?) do Fernando Henrique Cardoso, mandou gradear toda a praça, da Rua Primeiro de Março até o Viaduto da Perimetral. Ninguém chegou perto da Bolsa de Valores. Colocou Urutu (veículo blindado tipo o 'Caveirão', usado para dispersar multidões com possante jato d'água), Tropa de Choque (porrada de samangos com escudos e porretes), dezenas de cavalos faiscando o asfalto, sem falar num montão de Pastores Alemães. A batata da perna de um repórter, que fazia a cobertura da pacífica manifestação, ficou na boca de uma destas feras. Eu vi!!! Fomos encurralados na escadaria da Assembléia Legislativa. A 'segurança' trancou as portas do parlamento!!! Havia mais policiais militares do que manifestantes. Gritávamos em uníssono "FILHOS-DA-PUTA!!!, FILHOS-DA-PUTA!!!". O massacre era iminente. O então deputado Carlão de Paula - ex-prefeito de Macaé, filho do meu amigo Joaquim Brotinho - foi o único parlamentar que saiu de dentro da Assembléia e juntou-se a nós. Carlão – que por ironia da vida também é minerador - desceu a escadaria, identificou-se e conversou com o comandante daquele sinistro 'batalhão'. De repente, abriu-se um corredor em meio àquele mar de PMs. Pensei em 'corredor polonês', pois já vi este filme antes... Saímos de lá - depois de filmados por milicos - sem ferimentos. Isto em plena democracia... Ou "porraloucracia", Millor...? A Vale do Rio Doce detém a  maior mineração do mundo. Não foi somente a concessão que foi entregue. A logística também: campo de mineração (o maior do mundo, repito!), prédios, funcionários, maquinaria, veículos, trens, estrada de ferro, estrutura portuária...
  A Vale foi entregue (leiloada...?) pelo lance mínimo, isto é, menos da metade do preço!!! E, pasmem, o FHC, através do BNDES, ainda emprestou dinheiro para os compradores comprarem!!! A mais legítima das mutretas!!! Como eu posso vender a minha casa por menos da metade do preço e ainda emprestar dinheiro para o comprador comprá-la??? Não sou louco!!!  Ou sou...?
  Um 'sociólogo' bandido e entreguista como o FHC, que comprou o seu segundo mandato, pagando duzentos mil para cada deputado da base aliada...!, através do 'ministro' Sérgio Mota, para que os mesmos enxertassem a reeleição na constituição, - fato amplamente divulgado pela Folha de S. Paulo, na época - deveria estar apodrecendo dentro de uma prisão, com unhas pintadas de rosa, batom vermelho e laço no cabelo. Tinha certeza que seria reeleito, com o apoio descarado da 'grande imprensa' e do capital estrangeiro (compradores...? das estatais). Muita grana...!
   Se foi assim com a Vale do Rio Doce, imaginem o que fizeram com as outras: Usiminas, CSN, Embratel, Elétricas..., e mais dezenas de grandes empresas. A empresa que vende energia prá minha casa pertence a um 'grupo' português...!
  E nós, meros utópicos, quase fomos massacrados pela Polícia Militar, comandada pelo governador Marcelo "Além-bar", traidor, repito, e que se vangloriava por ter sido "advogado de presos políticos", no período da ditadura militar. Deve ter condenado um monte de gente boa!!! Cambada de vendilhões da pátria...!
   Explico o termo 'gente boa': No período da ditadura, todas as pessoas que foram perseguidas, presas, torturadas, assassinadas ou exiladas, eram formadoras de opinião: Jornalistas, Professores, Escritores, Políticos, Compositores, Poetas, Atores, Diretores, Líderes Estudantis e Sindicais... A polícia repressora, comandada pela CIA, taxava-os de comunistas e terroristas. Todos os que lutaram contra o golpe e a ditadura militar, são nossos verdadeiros Heróis da Resistência!!! Terroristas são os americanos que comandaram mais de vinte anos de ditadura no nosso país, eliminando todos os Patriotas que se opunham aos seus interesses econômicos. Isto é história verídica que eu vivi! Não minto!!! Fizeram a mesma coisa em quase todos os países da América Latina. Sugaram tudo o que não tinham direito, na marra. E, "deixaram centenas de rios podres e milhões de crianças famintas", nas palavras do honrado jornalista Fausto Wolff, que teve que ficar dez anos fora do nosso pais, para não morrer nas mãos desta corja.
Minha mãe disse que eu deveria procurar o que fazer, em vez de escrever verdades que poderão prejudicar-me. "Você sabe o que aconteceu com o seu Pai...!". Jornalista Ovídio Chaves, foi preso e torturado por "crime de opinião", quando exercia sua profissão na Rádio Nacional, maior veículo de comunicação do Brasil, na época do golpe militar.
Luciano Moojen Chaves
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS