Imprensa burguesa quer causar guerras religiosa e bairrista entre Campos dos Goytacazes e Macaé (RJ)

Por motivações capitalistas, dois órgãos da imprensa burguesa regional - a revista campista "Somos Assim" e o semanário macaense "Expresso Regional" – estamparam manchetes de capa em suas últimas edições que implicariam em guerras religiosas e de bairrismo financeiro-econômico entre Macaé e Campos dos Goytacazes. Assim, a guerra religiosa oporia de um lado os cristãos (católicos e evangélicos) e do outro lado os praticantes das religiões de matriz africana (candomblé e umbanda). Já a guerra de informação entre a revista e o semanário, se trata de disputa pela milionária publicidade paga pela prefeitura de Macaé a um diário da imprensa regional sediado em Campos.   Com o subtítulo "Pai-de-santo Jorginho de Ogum comemora", a edição nº 63 da revista deu início ao imbróglio, dia 21/09, com a manchete "Macaé – poderá ser Capital do Petróleo e do Candomblé". Por sua vez, a edição nº 157 do semanário estampou dia 28/09 "Com Riverton (o alcaide que é católico), Macaé vai virar a Capital Nacional do Candomblé". Os interesses capitalistas tanto da revista quanto do jornal, mostram que querem "matar dois coelhos com uma só cajadada". Isto é, querem reacender o bairrismo entre Campos e Macaé que remonta ao período anterior à instalação da Petrobrás. E ao mesmo tempo, fomentar uma guerra religiosa nos dois municípios.

A revista embora tenha se orientado pelo pai-de-santo Jorginho de Ogum iniciou o imbróglio com preconceito e discriminação às religiões de matriz africana ao dizer "a campanha do alcaide macaense na tentativa de se reeleger ultrapassou as fronteiras do mundo real (sic), pois, ele agora aposta as fichas em compromissos com o sobrenatural (sic)". De acordo com a revista, o alcaide tem planos de erguer em Macaé um mega Ylê que, segundo sua tradução ocidentalizada, reacionária e colonialista é uma espécie de catedral (ocidental) mundial para o candomblé (oriental), com projeto estimado por assessores do alcaide macaense em R$-250 milhões.

Instigada pelo colonizado e ocidentalizado pai-de-santo Jorginho de Ogum, a revista prossegue cometendo deturpações típicas do colonialismo ocidental quando afirmou "A idéia é reunir em um templo (ocidental) todos os orixás (oriental) para estimular a devoção (ocidental), criando condições para que a cidade supere em termos de fama, o Ylê fundado pela legendária mãe-de-santo baiana Menininha do Gantois". Não pararam aí as deturpações da revista como, por exemplo, confundir as práticas religiosas do pai do alcaide e de um ex-vereador também macaense, ambos umbandistas e não candomblecistas os quais, 2º a revista, seriam conselheiros espirituais do alcaide que é católico.

Igualmente querendo causar uma guerra religiosa, o semanário não se fez de rogado: Seu principal colunista apesar de saber que o alcaide macaense é católico publicou uma montagem fotográfica dele na qual, aparece sentado e trajando indumentária completa típica das religiões de matriz africana. No caso deste periódico, seu propósito é claramente capitalista. Isto é, diferentemente de outras prefeitura das quais ganha publicidade paga, em relação ao Executivo Macaense sua política editorial é crítica. Afinal, a prefeitura da Capital do Petróleo passou a privilegiar seus milionários gastos publicitários em um diário da imprensa regional que é sediado em Campos dos Goytacazes.

*jornalista – é militante da corrente intra PT, Esquerda Marxista.    
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS