AMARELO OU AMARELÃO?

Quanto tempo uma equipe precisa para ser forte? Qual o período que um treinador necessita para dar “cara” a um time? Os clubes grandes utilizam até os campeonatos regionais como laboratório, teste para ver até onde a equipe poderá ir numa competição mais importante. Conseqüentemente, são 3 ou 4 meses que determinarão o restante do ano. Mesmo assim, o que se vê é que os erros de avaliação comprometem o trabalho do ano inteiro. Com a seleção é mais fácil? É inegável que a qualidade técnica é superior. Entretanto, os problemas são muito maiores. Jogar pela seleção brasileira é carregar uma história vencedora. É ser obrigado a ganhar e a ganhar jogando bem. Como jogar bem se a seleção não gasta tempo junto? Muitas vezes os jogadores se encontram em um hotel, partem para o estádio a fim de reconhecer o gramado e no dia seguinte jogam. Normalmente, depois do jantar existe um bate-papo. Entre um bocejo e outro o técnico fala que é para cair pela direita, marcar a saída e boa noite! E a vaidade? Jogadores são seres humanos. E o pior! São seres humanos jovens. Diria mais: seres humanos jovens e com um bom dinheiro na conta. Para dificultar ainda mais, é importante lembrar que seres humanos jovens com um bom dinheiro em conta e, normalmente, sem uma estrutura familiar sólida... Claro que devemos destacar que os jogadores da seleção são famosos e são procurados por cliques e por fotógrafos do mundo inteiro. Trabalhar com alguns jogadores requer que, no mínimo, eles consigam parar para ouvir. Colocar os pés deles no chão não deve ser tarefa muito fácil. Conscientizá-los de que é preciso voltar para marcar, dar carrinho, jogar por amor à camisa, também não é simples. Não quero, com isso, defender o técnico da seleção. Pelo contrário. Dunga foi chamado para o cargo exatamente para não permitir regalias e para os jogadores serem confrontados com o currículo de lutas e vitórias do antigo capitão. Não era esperado que Dunga desse shows de táticas, o que era esperado era conscientização do que representa usar a famosa amarelinha.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS