Foot, que quer dizer pé

Sempre recebo mensagens com diversas sugestões para melhorar o futebol. Já recebi um projeto, todo detalhado, da criação de uma liga de aspirantes. O processo seria menos traumático. Saindo dos juniores o atleta passaria pelos aspirantes e sentiria menos o impacto de um estádio lotado. Trabalharia ao lado de atletas profissionais e em fase de recuperação física. Empregos surgiriam e haveria uma maior valorização do profissional. Outra sugestão de mudança recorrente é a da lei do impedimento. Muitos pedem para acabar o impedimento. Outros tantos pedem um limite para a aplicação da lei. Acho que as adequações são vitais para o esporte. Quero engrossar a fila dos que desejam contribuir com alterações nas regras do futebol.
A boa jogada do adversário muitas vezes é barrada com faltas. O excesso de faltas não deixa não deixa a bola rolar e atrapalha o espetáculo. Colocar limite para o número de faltas parece ser uma medida que preserva a qualidade do evento, privilegia a boa técnica. Não acredito que a Fifa adote tal medida. Entretanto, outra alteração é totalmente viável. Futebol não é foot? Foot não é pé? Alguém poderia explicar o motivo do lateral ser cobrado com as mãos? Não seria mais fiel ao próprio nome do esporte se o lateral passar a ser chutado? O chute na cobrança de um lateral modificaria a dinâmica do jogo. Aquele zagueiro, sem recurso, teria que pensar antes de dar um chutão de qualquer jeito, afinal de contas, um lateral batido com os pés, pode se tornar uma chance real de gol. O bom zagueiro, mais técnico, seria mais valorizado. As jogadas com perigo de gol aumentariam.
Todo time tem um bom chutador que poderia bater um lateral na área do adversário. E mais: o número de jogadas de área aumentaria, os gols sairiam em número maior. A técnica aumentaria também. O tempo de bola em jogo seria maior. Apenas os gandulas reclamariam. A participação deles no jogo diminuiria bastante.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS