1º Congresso expôs falta de representatividade da Conlutas por não ter os pés na classe operária!

Surgida em 2004 como dissidência da maior central sindical da América Latina (CUT), a autoproclamada Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) realizou de 03 a 06 de julho em Betim (MG) seu 1º Congresso nacional. Antes da conclusão, no dia 05 de julho, o principal dirigente nacional da Conlutas e do PSTU, José Maria de Almeida concedeu entrevista ao UOL. Nela, Almeida revelou “angústia” porque, no 5º ano de existência a despeito de sua pretensiosa denominação, a Conlutas ainda não conseguiu pôr os tão sonhados pés na classe operária. Sem falar, em outras contradições da entidade como juntar sectarismo-esquerdista com oportunismo, o que não foi esclarecido por Almeida ao jornalista Rayden Bragon que se mostrou desinformado.   Ex: Almeida disse que a Conlutas foi criada porque a partir de 2004 a CUT passou apoiar as Reformas Sindical e Trabalhista do governo que são lesivas à classe trabalhadora (e são mesmo)! Mas, não esclareceu porque a Conlutas não foi criada em pelo menos três oportunidades anteriores, quando a CUT também pisou na bola. 1º ao apoiar o “Pacto Social” do governo Sarney (1985-1990). 2º e 3º ao apoiar a “Reforma” da Previdência e o “Banco de Horas” no governo FHC (1995-2002). O fato: Desde 2004, apesar de dizer que é oposição de esquerda ao governo federal, a Conlutas ajuda o presidente Lula no caminho da destruição da CUT pela via da “legalização” das centrais que, nada mais é que a vinculação delas ao Ministério do Trabalho. Haja vista, as centrais “legalizadas” não têm direito à negociação nem a acordo-coletivo, além do imposto sindical ser mantido.

Almeida disse que a Conlutas é diferente das demais centrais tradicionais, porque incorporou movimentos sociais e estudantis e se fortalece com os apoios de sindicatos importantes como o nacional dos professores de universidades, dos metalúrgicos de São José dos Campos, dos metalúrgicos de São Paulo e sindicatos da construção civil nordestinos. Ele não disse até porque o desinformado jornalista não lhe perguntou. Porém, Almeida se proclama seguidor do genial revolucionário russo Leon Trotsky (1879-1940), apesar do PSTU ser filiado à dissidência da Quarta Internacional fundada por Trotsky, a Liga Internacional dos Trabalhadores (LITs) que por sua vez é uma fração fundada pelo falecido militante argentino e dissidente trotskista Nahuel Moreno.

Sobre sindicatos, o Programa de Transição de Trotsky ensinou “O militante bolchevique-leninista encontra-se nas 1ªs fileiras de todas as formas de luta, mesmo naquelas onde se trata apenas dos mais modestos interesses materiais ou direitos democráticos da classe operária. Toma parte ativa na vida dos sindicatos de massa, com o propósito de reforçá-los e aumentar seu espírito de luta. Somente tendo como base este trabalho dentro dos sindicatos, é possível lutar com sucesso contra a burocracia reformista, inclusive contra a burocracia estalinista. As tentativas sectárias de criar ou manter pequenos sindicatos “revolucionários” como 2ª edição do partido, significará de fato, a renúncia à luta pela direção da classe operária. O auto-isolamento capitulacionista fora dos sindicatos de massa equivale à traição da revolução e é incompatível com pertencer à Quarta Internacional”.

Já na defesa de uma central sindical única, Nahuel Moreno disse “Propomos a unidade sindical, a filiação de todos os trabalhadores a sindicatos por ramo industrial e a organização de uma central única (...) Numa campanha de agitação permanente no movimento operário (...) A orientação da Organização Comunista Internacional (OCI) de não reivindicar a unidade sindical faz o jogo da burguesia e dos aparatos em seu afã de manter a divisão do movimento operário”. Moreno que faleceu em 1987 defendeu a unificação numa mesma central sindical, da CGT e da Força Operária, ambas francesas que têm direções burocratizadas anteriores à CUT brasileira que foi fundada em 1983.  Conforme se vê, Almeida, a Conlutas e o PSTU não são coerentes com o que foi ensinado por Trotsky, sequer com o que Moreno (de quem proclamam ser herdeiros) defendeu.

“Esquizofrenia” anti-CUT e anti-PT faz Conlutas desfraldar sua bandeira única: Greves!                

Ao ser questionado pelo jornalista do UOL se o movimento sindical teria sofrido esvaziamento por conseqüência dos aumentos salariais concedidos acima da inflação, Almeida não se fez de rogado e passou a demonstrar a “esquizofrenia” anti-CUT e anti-PT que tem sido a causa existencial da Conlutas e do PSTU. Para tanto, Almeida desfraldou a bandeira única das greves “Há muitas pessoas que são pesquisadoras e estudiosas, mas tiram conclusões de fatos que não dão fundamento para aquelas conclusões tiradas. Nós vamos viver uma nova retomada da luta pelos salários em breve. Eu acho que no 2º semestre deste ano vai ter mais greves do que no semestre do ano anterior”; frisou.

De acordo com Almeida o arrefecimento das lutas sindicais ocorreram somente no início do governo do presidente Lula “Quando ele chegou ao poder, as pessoas tinham expectativa de que o presidente mudaria o país. Então, se ele vai mudar o país, para quê fazer? O problema foi que a CUT e a Força Sindical bloquearam todas as lutas que elas puderam bloquear porque estão recebendo dinheiro do governo federal. Então, isso diminuiu as lutas, mas não é porque as pessoas estejam vivendo em melhor condição do que antes”; salientou.

Para o dirigente da Conlutas a CUT foi incorporada pelo governo federal e deixou de ser combativa e defender os interesses dos trabalhadores representados por ela. “A CUT já vinha se afastando do compromisso com os trabalhadores desde a década 90. O problema é que, com a ascensão do presidente Lula ao poder, isso ganhou um salto, porque a CUT passou a defender o projeto do governo federal e os interesses políticos do presidente Lula, que segue aplicando o mesmo programa do governo FHC”.

Almeida “descredencia” a CUT e o PT como representantes dos trabalhadores e da esquerda, respectivamente. “Para defender os nossos direitos a CUT não serve mais. Ela serve para apoiar o governo federal e ajudá-lo a aplicar suas políticas de convencimento dos trabalhadores. A CUT virou um instrumento do governo. O PT, para chegar aonde chegou, à presidência da República, foi construindo ao longo dos últimos anos um conjunto de acordos com a burguesia e com empresariado que levou o partido a assumir o programa econômico que é o dos banqueiros deste país. Esse foi o diferencial construído para que a chapa Lula-José Alencar, em 2002, pudesse ter o apoio das grandes empresas e o beneplácito da mídia para que eles pudessem ganhar as eleições”; concluiu.

*jornalista – é militante da corrente intra PT Esquerda Marxista tendência trotskysta da 4ª Internacional
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS