Da mesma forma, em relação à sua afirmação “tenho pena de pessoas que simplesmente vêem que algo é realizado pela prefeitura, e criticam sem conhecimento de causa”. Isso revela um misto de alienação, prepotência e hipocrisia. A hipocrisia está no fato de você mentir em ter pena porque é prepotente. A alienação porque você não tem consciência de que é servil a um governo burguês, oligárquico e populista que oprime o povo trabalhador deste município há 31 anos. Não há incômodo algum em relação ao palestrante. Por sinal, nem o conheço a despeito das mais de três décadas de militância anti-racista. Comparecerei à palestra dele para conhecê-lo. Não pretendo “aparecer” através de uma polêmica em meio ao debate de idéias. Afinal, o palestrante é ele, não eu.
A tímida participação de alunos da Pós e mais ninguém, conforme você mesma afirma, às palestras proferidas durante o curso por convidados de extrema relevância no movimento negro como Zózimo Bulbul e Januário Garcia. Reflete a impopularidade do governo a que você serve de forma alienada, prepotente e hipócrita. Compareci e participei das palestras anteriores em Macaé de ambos companheiros e amigos contemporâneos de movimento negro no Rio de Janeiro. Naquelas oportunidades mantivemos tanto a unidade anti-racista quanto à fraternidade de companheiros e amigos. Agora a conjuntura é outra. Apesar de permanecermos companheiros e amigos anti-racistas, eles optaram pela causa de praticar também a militância de defesa do racialismo.
Por fim, para não me alongar mais concluo, reafirmando que dispenso sua “pena”, pois, ao contrário do que você afirma, além de criticar como militante socialista, anti-racista e anti-racialista do MNS. Está claro quem é que reproduz a fala de outros!
Macaé (RJ), 10 de julho de 2008.
Almir da Silva Lima(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).