Carta aberta à jornalista Grazi, suponho que seja Graziela de Marco

Preliminarmente, ao contrário de você estou tão informado que ao expor minhas democráticas opiniões o fiz, deixando meu correio eletrônico à disposição. Causa-me estranheza você não ter prestado atenção nisso. Haja vista sua falta de educação e de ética, deixando de se comunicar eletrônica e diretamente comigo também. E não apenas com o companheiro e amigo do PT e do movimento negro “Bará”. Em 1º lugar, antes mesmo de cursar de 78 a 81 o IFCS da UFRJ já sabia que uma universidade deve mostrar os pontos de vista de seu corpo docente aos discentes. A crítica de ser antididático e antipedagógico o monolitismo que vem ocorrendo na aplicação da Lei 10.639/2003 não é somente minha e conseqüentemente do Movimento Negro Socialista (MNS). Para tanto, nós do MNS nos aliamos a artistas, sindicalistas e intelectuais, constituindo nessa crítica e principalmente em oposição aos PLs 73/1999 e 3198/2000 uma Frente Única (FU) e lançamos pela editora Civilização Brasileira o livro “Divisões Perigosas – Políticas Raciais (racialistas) no Brasil contemporâneo”. A obra foi entregue ao presidente da Câmara, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) no dia 30/05/2007. Este fato foi destaque nos meios de comunicação social como o jornal O Estado de S. Paulo. Em 2º lugar, não fiz menção alguma ao coordenador do Curso de Pós da FeMASS ser ou deixar de negro e ou militante do movimento negro no Rio de Janeiro. Não pode estar se referindo a mim. Aliás, você nem teve a dignidade de se comunicar diretamente comigo.

Da mesma forma, em relação à sua afirmação “tenho pena de pessoas que simplesmente vêem que algo é realizado pela prefeitura, e criticam sem conhecimento de causa”. Isso revela um misto de alienação, prepotência e hipocrisia. A hipocrisia está no fato de você mentir em ter pena porque é prepotente. A alienação porque você não tem consciência de que é servil a um governo burguês, oligárquico e populista que oprime o povo trabalhador deste município há 31 anos. Não há incômodo algum em relação ao palestrante. Por sinal, nem o conheço a despeito das mais de três décadas de militância anti-racista. Comparecerei à palestra dele para conhecê-lo. Não pretendo “aparecer” através de uma polêmica em meio ao debate de idéias. Afinal, o palestrante é ele, não eu.

A tímida participação de alunos da Pós e mais ninguém, conforme você mesma afirma, às palestras proferidas durante o curso por convidados de extrema relevância no movimento negro como Zózimo Bulbul e Januário Garcia. Reflete a impopularidade do governo a que você serve de forma alienada, prepotente e hipócrita. Compareci e participei das palestras anteriores em Macaé de ambos companheiros e amigos contemporâneos de movimento negro no Rio de Janeiro. Naquelas oportunidades mantivemos tanto a unidade anti-racista quanto à fraternidade de companheiros e amigos. Agora a conjuntura é outra. Apesar de permanecermos companheiros e amigos anti-racistas, eles optaram pela causa de praticar também a militância de defesa do racialismo.

Por fim, para não me alongar mais concluo, reafirmando que dispenso sua “pena”, pois, ao contrário do que você afirma, além de criticar como militante socialista, anti-racista e anti-racialista do MNS. Está claro quem é que reproduz a fala de outros!

Macaé (RJ), 10 de julho de 2008.

Almir da Silva Lima(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS