O que de fato ocorreu dentro da garrafa?
Na verdade ocorreu o fenômeno do super congelamento.O supercongelamento acontece quando se retira energia rapidamente de um líquido e este se resfria abaixo da temperatura de solidificação. Isso ocorre devido ao rápido resfriamento sem a formação de um “ponto de cristalização”, ou cristal inicial, que é normalmente formado para dar início ao processo de congelamento. Um cristal formado irá atrair as moléculas das proximidades, formando assim um grande cristal do líquido congelado.
Com a ocorrência do fenômeno, o cristal inicial não se forma e as moléculas ficam em um estado de equilíbrio, até que ocorra uma perturbação do equilíbrio, que se dá pela abertura da garrafa. E é neste momento que o cristal se forma e o líquido se congela rapidamente, aumentando a temperatura e liberando calor (calor de cristalização). Assim o líquido irá congelar na temperatura de congelamento normal e caso continue resfriando, agora será na forma de sólido.
O fenômeno do supercongelamento ou superesfriamento é bastante comum, não ocorrendo somente para soluções aquosas, mas também para diversos líquidos.
* Miguel Araújo Medeiros, mestre em química pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como consultor químico em problemas ambientais e é professor substituto da Universidade Federal de Ouro Preto. Na área de ensino de química, ele atua como palestrante e ministra cursos por várias cidades brasileiras.