Bebendo uma cerveja gelada

Em tempos de aquecimento global e “Lei Seca”, vamos lembrar de um velho e bom costume de muitos brasileiros: beber cerveja gelada, estupidamente gelada, em uma noite quente de sexta feira. Muitas pessoas têm esse costume, e a grande maioria já presenciou um fenômeno físico-químico denominado supercongelamento. No entanto, a maioria dessas pessoas não sabe definir o que é supercongelamento. Então, o que é supercongelamento? Para entender melhor como ocorre esse fenômeno, vamos exemplificar com uma situação corriqueira. Quando colocamos uma garrafa de cerveja ou refrigerante no congelador e esquecemos de retirá-la, depois de algumas horas, o que ocorrerá? Se a garrafa não estourar ou congelar, ela estará bem gelada. Então, qual é a primeira atitude? Retirar esta garrafa do congelador, segurando-a pelo gargalo. Quando olhamos para seu interior, observamos que o líquido não congelou. Mas quando a abrimos e retiramos o líquido, nos surpreendemos com o fato da cerveja ou refrigerante ter congelado. Quem nunca presenciou ou ouvir falar deste fenômeno? (Vejam alguns vídeos sobre supercongelamento no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=4g1BDpU7ZQo)

O que de fato ocorreu dentro da garrafa?

Na verdade ocorreu o fenômeno do super congelamento.
O supercongelamento acontece quando se retira energia rapidamente de um líquido e este se resfria abaixo da temperatura de solidificação. Isso ocorre devido ao rápido resfriamento sem a formação de um “ponto de cristalização”, ou cristal inicial, que é normalmente formado para dar início ao processo de congelamento. Um cristal formado irá atrair as moléculas das proximidades, formando assim um grande cristal do líquido congelado.
Com a ocorrência do fenômeno, o cristal inicial não se forma e as moléculas ficam em um estado de equilíbrio, até que ocorra uma perturbação do equilíbrio, que se dá pela abertura da garrafa. E é neste momento que o cristal se forma e o líquido se congela rapidamente, aumentando a temperatura e liberando calor (calor de cristalização). Assim o líquido irá congelar na temperatura de congelamento normal e caso continue resfriando, agora será na forma de sólido.
O fenômeno do supercongelamento ou superesfriamento é bastante comum, não ocorrendo somente para soluções aquosas, mas também para diversos líquidos.


* Miguel Araújo Medeiros, mestre em química pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como consultor químico em problemas ambientais e é professor substituto da Universidade Federal de Ouro Preto. Na área de ensino de química, ele atua como palestrante e ministra cursos por várias cidades brasileiras.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS