Não são claros os R$ 16 mi que serão investidos em Quissamã (RJ) pela Seppir do governo federal!

Martvs, lula e Edson Santos Foto: Ricardo Stuckert.Não está clara a destinação dos R$ 16 milhões anunciados pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir) o deputado federal licenciado Edson Santos (PT-RJ) na 1ª visita que fez, dia 04 de julho, ao município de Quissamã (RJ). Nenhuma autoridade definiu se será na construção de uma Escola Técnica ou do Estaleiro de Barra do Furado; ou ainda na restaurada Fazenda Machadinha. Esta restauração levou o ministro ao equívoco de considerá-la “assistência à população quilombola”. 1º por não prever titulação de terras (Reforma Agrária) para os remanescentes. 2º embora histórica, a fazenda foi senzala, mas não quilombo. O fato é que o ministro deu mostras do que é o governo de coalizão do presidente Lula (serve muito mais à burguesia que ao povo trabalhador). Haja vista, o ministro que é negro fica bem à vontade naquilo que ele chama de “parceria”. No caso, com o governo burguês e branco do alcaide Armando Carneiro (PSC) conforme as fotos estampadas na imprensa. O ministro visitou Quissamã a convite de uma vereadora filiada ao PT, porém eleita em 2004 pelo PSC do alcaide quissamaense. Antes, o ministro foi recepcionado por outro “parceiro” o também alcaide do vizinho município de Macaé, Riverton Mussi (PMDB). Em Quissamã o ministro fez a “média” com o governo municipal.

Ao ser informado sobre os projetos de construções da Escola Técnica e do Estaleiro de Barra do Furado, ele disse “São projetos relevantes tanto para a educação quanto para o desenvolvimento da região e podem contar com o apoio do governo federal”. Nessa linha de elogiar o governo municipal, o ministro prosseguiu “Quissamã avança em assistência à população quilombola com os projetos de restauração e resgate histórico da Fazenda Machadinha. Por isto, na parceria com a prefeitura, não podemos descartar a possibilidade de liberação de verbas por parte do governo federal”; ressaltou. A chamada “rasgação de sedas” entre as partes não parou por aí.

A 1ª dama e presidente da Fundação de Cultura e Lazer, a Secretária Municipal de Educação e o alcaide quissamaense rasgaram elogios ao governo de coalizão do presidente Lula “a parceria com o governo federal trará muitos benefícios para Quissamã. Fico muito feliz com este dinheiro que poderá ser investido”, disse o alcaide. Já em entrevista coletiva o ministro ao perceber que entre os profissionais de imprensa nenhum tinha fundamento e militância para contraditá-lo, ele fez o proselitismo atinente ao seu cargo no governo federal, falando na linha de defesa do racialismo que é a ideologia e ou crença na existência de “raças” entre os seres da espécie humana.

O ministro deixou clara a política dita de promoção da igualdade racial do governo de coalizão do presidente Lula que é a do racialismo. Isto é, ele defendeu as cotas racialistas para negros, alegando que também são “sociais”. Sobre Educação o ministro não propugnou escolas e universidades públicas, gratuitas e de excelência na qualidade para todos e todas. Ele foi abstrato “A Educação é um viés para a resolução de muitos problemas”. Enfim, coerente com a política do governo de coalizão do presidente Lula que é servir muito mais à burguesia, que ao povo trabalhador. Ele considera brancos versus negros a principal dicotomia da sociedade que é o dogma do racialismo.

*jornalista – é militante corrente intra PT Esquerda Marxista e membro da coordenação nacional do Movimento Negro Socialista (MNS).
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS