COMO ENCONTRAR UM VERDADEIRO AMIGO?

“Fácil é ser colega, fazer companhia por instantes a alguém. Difícil é ser amigo para todas as horas. Os humanos foram criados com a necessidade de interagir, de companheirismo, e, sobretudo, de relacionamentos duradouros. Esta idéia se originou desde quando Deus criou o primeiro casal humano, Adão e Eva, e os colocou num lindo jardim paradisíaco. Nesta época final, todos os humanos mais do que nunca, precisam de um ombro amigo para compartilhar seus ideais e preocupações, porém, por vivermos bem avançados na corrente do tempo destes “últimos dias”, a afeição natural, e a lealdade se escassearam, conforme predisse a profecia Bíblica. Vivendo num mundo assim, se torna quase impossível encontrarmos um amigo para estas horas incertas. Uma determinada jovem por ter perdido a esperança de ter amigos leais, se expressou: “Chegamos à lua, porém, temos problemas até para atravessar a rua e conhecer nosso vizinho”. Às vezes, temos muitos, colegas, no trabalho, na escola, mas, a Bíblia nos adverte francamente: “Há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços, mas há um amigo que se apega mais que um irmão” (Provérbios 18: 24) Realmente, existem pessoas que se apegaram tanto um ao outro, que muitas vezes nos confundimos por acharmos que são irmãos. Lembro de uma frase da música de Roberto Carlos diz: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar”. Apesar de não podermos ter um milhão de amigos agora, podemos nos esforçar para arranjar pelo menos alguns.
Amizades baseadas em princípios, como as de Davi e Jonatã, Rute e Noemi, entre outras, podem nos encorajar a encontrarmos amigos sinceros e verdadeiros. Embora fossem imperfeitos e pecadores, outros pontos que contribuíram para que sua amizade não fosse abalada, era a franqueza no falar, e a confidência mútua, que é essencial para uma amizade se tornar estável, e acima de tudo, por terem um profundo sentimento, em adorarem ao mesmo Deus, Jeová.  
Observe a seguinte ilustração: “Dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro. O que foi ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia: “Hoje, o meu melhor amigo deu-me uma bofetada no rosto” Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram tomar banho. O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo o amigo. Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu na pedra: “Hoje, o meu melhor amigo salvou a minha vida” O outro amigo perguntou: “Por que é que, depois que te magoei, escreveste na areia e agora, escreves na pedra? Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever onde o vento do esquecimento e o perdão se encarreguem de apagar a lembrança. Por outro, quando nos acontece algo bom e grandioso devemos gravar isso na pedra da memória do coração onde vento nenhum em todo o mundo jamais o poderia apagar. Amigos sinceros, leais e verdadeiros agem dessa maneira, pois, jamais levaria em conta o dano que porventura um venha cometer contra o outro, afinal, todos estamos sujeitos a falhas e a erros, porque ainda somos imperfeitos e pecadores.
Para mantermos nossas amizades estáveis, devemos tomar a iniciativa em dar ao nosso melhor amigo amor e honra, pois, o próprio Cristo disse que se praticarmos o dar às pessoas, elas nos retribuirão. Ainda acrescentou: “Há mais felicidade em dar do que em receber...” (Atos 20: 35).
Quando um amigo espera mais um do outro surgem dificuldades no relacionamento. Exemplo: Suponhamos que seu amigo esteja doente ou preocupado por causa de um problema grave, é provável, que poderia deixar de proporcionar a sua costumeira atenção e cordialidade. Nessas situações procure ser compreensivo e apoiador, não lhe cobre demais.
A amizade de Davi e Jonatã e a ilustração brilhante dos dois amigos nos ensinam a fazer e manter amizades solidificadas, que é o ponto mais complicado e difícil, no entanto, não é impossível.
Portanto, mesmo vivendo num mundo instável e desamoroso podemos ter verdadeiros amigos, pois, quanto mais cedo você fizer novos amigos, mas cedo terá velhos amigos. Nossos amigos sem dúvidas são na verdade, uma fonte de encorajamento, mas, não podemos esquecer jamais, que nosso melhor amigo, não pode tomar o lugar de Deus, o “Verdadeiro” e o nosso maior amigo – Jeová.  Além disso, sua palavra oferece uma esperança maravilhosa para o futuro – um novo mundo justo, onde teremos realmente, verdadeiros amigos. Porque isso é possível? Porque no paraíso terrestre seremos perfeitos.  Salmo 83: 18, 2 Pedro 3: 13)

Sebastião Ramos, funcionário público federal-UFC    
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS