Durante o período de gravação, Azenha, conforme esclarece abaixo, teve que se "afastar" dos sites Terra e Viomundo. Acompanhei as intervenções nestes sites, quando alguns leitores (ou pseudônimos, suspeito) iniciaram uma série de ataques desnecessariamente agressivos. Um comentário em especial me chamou a atenção:
" O gato sai, os ratos fazem a festa, pensando bem um camundongo, que insiste, insiste, insiste e acha que está abafando, coitado. " (29/05/2008 - 21:03)
Estou moderando debates na internet há mais de uma década. Portanto não me causa estranheza esse tipo de reação torpe, quando lidamos com invejosos, incompetentes, além, é claro, dos costumeiros criminosos e psicóticos.
Dificil é saber quem é o que! Ou se são as duas coisas ou todas juntas.
Num dos posts do Terra, numa só ocasião, ocorreram 63 postagens com trocas
sincronizadas de baixarias e ofensas. É claro que o objetivo dessa gente é depreciar o trabalho de pessoas sérias e comprometidas como é o caso do jornalista Luiz Carlos Azenha.
Neste fim de semana, falava para meus alunos na Faculdade de Direito de Campos (RJ) sobre a capacidade de alguns em tentar sabotar, inviabilizar e desqualificar quem se dedica a causas sociais e ambientais por convicção e não por mercenarismos. Aliás, mercenários neste tema não faltam! Eles se apropriam dos argumentos com uma maestria ímpar para justificar seus ganhos e suas tramóias de marketing com purpurina verde.
Dizia para os alunos que a melhor resposta para esta turba ignara é o trabalho, a dedicação e, sem dúvida, as manifestações de apoio e afeto que recebemos carinhosamente de tantos que acreditam e acompanham a nossa caminhada.
Azenha responde a esses pertubados com vibração superior, responde com elegância aos que tentaram inutilmente jogar sua auto- estima para baixo, ou seja, na mesma vala comum que essa gente se encontra. Azenha responde com trabalho, com competência neste documentário e na continuidade de seu site Viomundo.
Azenha responde com Projeto de Vida!
Vamos todos nós, alunos e leitores, aliados e amigos, prestigiar o jornalista Luiz Carlos Azenha que se lança a uma nova fase em sua vida para nossa sorte, assistindo, indicando e debatendo o documentário "Luta na Terra de Makunaima".
Temos certeza que a estrada da ética no jornalismo com a democratização da informação é e será sempre a melhor resposta!
Profª Amyra El Khalili - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Economista Corecon MG 7053
Disciplina Economia Sócio-Ambiental (BECE-REBIA)