Embora vereador de 1º mandato, dentre as figuras públicas do PSDB local, Reis é quem reúne as melhores qualificações para não expor o patriarca da burguesa oligarquia macaense a um desnecessário e desaconselhável confronto com o sobrinho e alcaide. Desnecessário por algumas razões. Primeiro, porque o alcaide apenas voltou ao PMDB onde ele e o tio foram filiados, pois sempre trocaram partido como trocam de roupa. A segunda e terceira razões são intrínsecas. Isto é, burgueses e oligarcas, tio e sobrinho permanecem féis à classe (social) deles, estando apenas momentaneamente filiados em partidos diferentes, porém burgueses. Desaconselhável pelo fato das eleições municipais locais ser disputada em turno único.
O que credencia o mencionado vereador tucano a ser o candidato a prefeito são: Ele tem o perfil que a burguesia, os meios políticos e sociais por ela influenciados, dentre os quais a imprensa considera talhado para facilitar a encenação teatral de concorrer e não atrapalhar a hipotética reeleição do alcaide macaense. Haja vista, dois fatos recentes. Em 2003, o patriarca e então reeleito alcaide tucano Sylvio Lopes deu o 1º sinal de incompetência política. Seu candidato a presidente da Cãmara foi o vereador Paulo Paes. Porém, o então vereador Riverton Mussi bateu o pé, dobrou o tio, conquistou o apoio da família, tornando-se o candidato oficial da burguesa oligarquia e acabou se elegendo. O mesmo ocorreu em 2004. Conforme veremos a seguir.
Em 2004, sem poder concorrer à nova reeleição Lopes quis lançar como candidato a prefeito seu então Secretário de Saúde, Pedro Reis. Este, seu fiel escudeiro acabou aceitando ser candidato e se eleger vereador, sem brigar. Tudo, porque Reis percebeu que apesar de dominar o PSDB local, Lopes não dobrou a ambição de seu sobrinho e então presidente da Câmara, o vereador tucano Riverton Mussi como candidato a prefeito. Agora, conforme ensinou o filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) “A história se repete como farsa, tragédia ou ambas”. O candidato único da burguesa oligarquia será o alcaide Riverton Mussi (PMDB), cabendo ao vereador Pedro Reis (PSDB) ser candidato a prefeito sem brigar novamente com o alcaide, para não expor Lopes desnecessariamente.
*jornalista - é militante da corrente intra PT Esquerda Marxista e suplente do diretório local petista.