O grande desafio – ser médico!

Ser médico nunca foi fácil e sempre exigiu abnegação, estudos exaustivos, etc. Uma pessoa abnegada, em primeiro lugar, precisa demonstrar amor pelo próximo, ou não buscar seus próprios interesses, e acima de tudo, ser altruísta. Porém, nestes últimos dias, os mais turbulentos e críticos de toda a história, fica cada vez mais difícil, senão impossível, a relação entre pessoas, principalmente, médico-paciente, devido a nova realidade social.  Além do que, devido o agravamento da crise econômica, salários são achatados para todos os trabalhadores, inclusive, para os médicos, sendo assim, para cobrir todas suas despesas, eles se submetem há vários empregos em conjunto ou se vinculam a planos de saúde, e a vida profissional se torna mais estressante. As pressões sobre os médicos aumentam a cada dia sem parar, tanto nos hospitais públicos ou conveniados a planos de saúde. Se um paciente necessita de um exame ou internamento urgente, o médico faz a prescrição. Porém, seu pedido em muitos casos, terá que passar pelo crivo de um médico auditor, que, apesar de nem sequer ver o paciente, pode negar a solicitação de seu próprio colega. Casos como esses tem suscitado inúmeros processos contra médicos, que são penalizados.  

Um certo médico disse-me, que por qualquer coisa as pessoas o ameaçam logo com um processo na justiça. Por esses motivos, ele está pensando seriamente em abandonar sua profissão como médico. Por outro lado, os médicos peritos do INSS sofrem agressões físicas ou assassinatos dentro dos próprios consultórios, por aplicar a lei previdenciária, que cria revolta por parte de pacientes que almejam uma aposentadoria. E os médicos que estão renunciando em massa? Está se tornando um problemão! Já aconteceram em Alagoas, Pernambuco e etc. Greves pipocam por várias capitais, inclusive, estes casos não são privilégios apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. Cumpre-se hoje, a profecia bíblica como nos dias da cidade de Jerusalém, quando as autoridades e profissionais renunciavam seus cargos devido a crescente onde de violência. O pior ainda, é que o governo tem acionado a justiça contra os médicos que renunciam, forçando o retorno ao trabalho. Com o aumento das pressões, os médicos mais idosos sofrem as maiores conseqüências. Certo médico afirmou: “Quando eu era novo isso não me preocupava. Assim como os jovens não se preocupam em dirigir de forma mais perigosa. Mas com a idade, você passa a dar mais valor a vida. Hoje em dia, as decisões sobre tratamento médico, e as pressões que estamos passando nesta era agitada, tudo isso me deixam mais ansioso do que nunca”.                            

Contudo, parece que o pensamento de um analista internacional, quando relatou que tudo que era sólido se desmanchou no ar como fumaça está se configurando até na área da medicina, pois já há quem diga que não é mais viável estudar para ser médico. Qual seria a solução? Bom, por vivermos nos últimos dias deste sistema mundial, as coisas pioraram a cada momento, inclusive, com o aumento de doenças, etc. Com efeito, embora existam excelentes médicos, que se esforçam ao máximo para ajudar e curar seus pacientes de algumas das enfermidades, o tempo vai passando e a velhice trazendo mais doenças incuráveis e mais coisas prejudiciais, e, por fim, a morte nos vence e lá saímos voando para a nossa casa de habitação. Sal. 90:9, Ecles. 12:5. Mas a Bíblia mostra uma solução definitiva para todas as doenças. Cristo, o médico dos médicos, quando esteve na terra deu sinal que é o único capaz de cumprir esta promessa, e muito mais, nos dar uma vida eterna, livre de todos os problemas, pois curou muitas pessoas e ressuscitou outras, entre elas, Lázaro.                            

Nesta época, segundo a profecia bíblica, nenhum residente que morar na terra dirá: Estou doente! Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor, todas as coisas ruins serão coisas do passado. Apocalipse 21: 3-5. Como Cristo já é o nosso rei reinante no céu, em breve irá intervir em todos os assuntos humanos, para que seja feita a vontade de Deus, e então se cumprirá a oração do Pai Nosso que diz: “Venha o teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu”. Mateus 6: 5. Vale lembrar, que para ser participante deste novo cenário, se faz necessário e urgente, não apenas ler a Bíblia, mas, REALMENTE, estudá-la cabalmente.

SEBASTIÃO RAMOS – UFC e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jornal do Leitor – O POVO – Fortaleza-Ce, 02 de setembro de 2007

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS