Vivemos em uma sociedade que se encontra em constantes modificações no decorrer dos últimos tempos e os avanços que nela ocorrem vêm acontecendo de forma acelerada para todos. Em vista disso, os educadores necessitam de um conhecimento cada vez mais aprimorado e renovado, dentro das influências culturais, políticas e econômicas, ou seja, suas atitudes e seus saberes devem estar de acordo com as influências mundiais.
Para que o educador se integre às novas formas de pensar é necessário adquirir inovações e é através da pesquisa que se chega a uma transformação do conhecimento. O aluno precisa “aprender a aprender”, e os educadores devem contribuir para a descoberta de novos talentos da pesquisa.
Todo profissional deve sempre estar em busca do conhecimento. E a necessidade do profissional se dá a partir do momento em que percebe que está sendo ultrapassado. O que era válido há alguns anos, talvez não seja mais atualmente. A escola está escassa de atitudes para promover a aquisição dos conhecimentos por parte dos educandos. Entretanto, há muitos que são ousados e buscam as transformações e atitudes inovadoras; deve-se acreditar nos novos pesquisadores, aqueles que se lançam com toda sua força e vontade de crescer. A aprendizagem é uma atividade constante e renovável. Sendo assim, o indivíduo não se contenta apenas com o que já aprendeu, mas reformula suas idéias e aperfeiçoa suas práticas. Portanto, como afirma Demo, "educar pela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional da educação seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a tenha como atitude cotidiana" (p.2)
Portanto, é apoiando esse olhar que a escola irá preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, e acima de tudo, dentro das modernidades que surgem a cada instante. ROGERS (1991) elucida de forma clara como uma "relação na qual pelo menos uma das partes procura promover na outra o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade, um melhor funcionamento e uma maior capacidade de enfrentar a vida". A nossa escola tem de preparar o homem para viver na sociedade atual e não para viver na sociedade do passado, muito menos na do futuro.
Referências Bibliográficas:
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1985.
ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Roberta Aparecida Picanço Primay é professora do Ensino Fundamental, fundadora do Centro Educacional Construir, Atualmente cursa a Pós-graduação Lato Sensu Alfabetização e Letramento no Instituto Superior de Educação.
Cidade: Raposo (Itaperuna) RJ
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(email de trabalho)