A Escola Necessária para os Tempos Modernos

Vivemos em uma sociedade que se encontra em constantes modificações no decorrer dos últimos tempos e os avanços que nela ocorrem vêm acontecendo de forma acelerada para todos. Em vista disso, os educadores necessitam de um conhecimento cada vez mais aprimorado e renovado, dentro das influências culturais, políticas e econômicas, ou seja, suas atitudes e seus saberes devem estar de acordo com as influências mundiais. 

Para que o educador se integre às novas formas de pensar é necessário adquirir inovações e é através da pesquisa que se chega a uma transformação do conhecimento. O aluno precisa “aprender a aprender”, e os educadores devem contribuir para a descoberta de novos talentos da pesquisa.

Todo profissional deve sempre estar em busca do conhecimento. E a necessidade do profissional se dá a partir do momento em que percebe que está sendo ultrapassado. O que era válido há alguns anos, talvez não seja mais atualmente. A escola está escassa de atitudes para promover a aquisição dos conhecimentos por parte dos educandos. Entretanto, há muitos que são ousados e buscam as transformações e atitudes inovadoras; deve-se acreditar nos novos pesquisadores, aqueles que se lançam com toda sua força e vontade de crescer. A aprendizagem é uma atividade constante e renovável. Sendo assim, o indivíduo não se contenta apenas com o que já aprendeu, mas reformula suas idéias e aperfeiçoa suas práticas. Portanto, como afirma Demo, "educar pela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional da educação seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a tenha como atitude cotidiana" (p.2)

Portanto, é apoiando esse olhar que a escola irá preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, e acima de tudo, dentro das modernidades que surgem a cada instante. ROGERS (1991) elucida de forma clara como uma "relação na qual pelo menos uma das partes procura promover na outra o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade, um melhor funcionamento e uma maior capacidade de enfrentar a vida". A nossa escola tem de preparar o homem para viver na sociedade atual e não para viver na sociedade do passado, muito menos na do futuro.

Referências Bibliográficas:
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1985.
ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

 Roberta Aparecida Picanço Primay é professora do Ensino Fundamental, fundadora do Centro Educacional Construir, Atualmente cursa a Pós-graduação Lato Sensu Alfabetização e Letramento no Instituto Superior de Educação.
Cidade: Raposo (Itaperuna) RJ

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(email de trabalho)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS