EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO SOCIAL

A falta de um planejamento, um projeto bem executado desde fins do séc. XIX e do início do séc. XX fez com que a imagem da nossa cidade permanecesse insegura e insalubre. Evidentemente hoje num grau bem mais avançado.

É assustador andar pelas ruas para muitos cidadãos. O medo de ser assaltado, seqüestrado, assassinado não mais é apenas fato fictício ou uma instigante história de cinema. Basta olharmos os noticiários diários, está lá. Basta sairmos para as ruas, esta aí.

A pobreza é um problema que não foi resolvido no início e vem se alastrando. Com a construção da modernidade e implantação do sistema assalariado torna-se cada vez mais evidente e aterrorizante. Parece até que o ser humano tomou uma espécie de anestesia. Não mais se comove diante da simplicidade de um ser que sofre e muito com a escassez.

Condena-se o fato de um sujeito não ter algo. Especula-se o porquê ou simplesmente ignora-se. Os maus hábitos e maus costumes são adquiridos inicialmente, nos primeiros anos de vida, assimilados em sua maioria na infância de um ser desprovido de comida, amor e educação. Mas certamente esses seres têm valor. Como quaisquer outros.

Partindo do princípio de que educar é socializar é preciso tomar uma medida urgente implantando uma política rigorosa a favor dos que mais necessitam. Bombardear nossas casas com propagandas educativas, criar projetos escolares focando a educação e colocá-los rapidamente em prática. Acabar com essa história de exclusão, o acesso tem que ser para todos. Às escolas e universidades, ao mundo cultural, à saúde enfim.

Privilegiamos determinados comportamentos em função do outro e os responsáveis em consertar os erros cometidos no passado devem agora privilegiar uma ação social voltada e extremamente preocupada com o rumo das idéias, valores e crenças que estão sendo projetadas em massa através dos meios de comunicação. É de importância essencial um projeto de civilização. Pois os que pensam que não é necessário, certamente são aqueles que mais precisam.

Como se portar em sociedade? O que é imprescindível para bem viver em sociedade? A quem se pede essa resposta? De quem é este compromisso? É preciso conhecer, esclarecer para consertar, e progredir como ser humano acima de tudo.

As ações sociais colocadas em prática, com relações a fins destinados certamente nos trarão uma bela imagem da nossa sociedade e ao passearmos nos ônibus pelas nossas ruas o que veremos serão quadros pintados pela natureza e pelos homens sábios. Uma transformação radical.

 


 Ana Carolina Vieira Ferreira Duque Estrada Moreira, 29 anos, nascida a 4 de dezembro de 1978, em Niterói. Filha da artista plástica Angela Nunes e neta da pintora Stella Nunes, a Stella das flores.  Comecei fazendo teatro. Fui aluna do Tablado em 1993, e fiz Escola de Teatro Martins Pena em 1999. Ana Carolina Nunes é o nome artístico que adotei quando estreei nos palcos, em 1998, com o espetáculo “Crônicas Pantagruélicas do Infâme Rabelais” com texto e direção de Anamaria Nunes, minha tia materna. Participei de festivais de teatro, com o espetáculo “Don Quixote” até ser  Mãe no ano 2000. Parei com o teatro para me dedicar, exclusivamente, ao meu filho Gabriel.  Desde minha adolescência gosto muito de ler e escrever. Comecei a escrever poesias com  13, 14 anos. Em 2005 decidi ser jornalista, por amar a escrita, a literatura, a verdade e a vida. Iniciei o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Estou cursando o sexto período e estagiando no jornal “Estaciente” da Universidade Estácio de Sá, em que sou aluna. 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS