O quê ainda faz o PT no governo da (in) segurança pública que é o de Sérgio Cabral Filho (PMDB)?

Decorridos mais de um dos quatro anos de mandato do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) eis o balanço de sua política de segurança pública: Dos 50.000 homicídios cometidos anualmente no Brasil, o recorde é do Estado do RJ onde de janeiro a setembro de 2007 a polícia matou 1.300 pessoas (60% a mais que em 2006). Todo dia, três jovens entre 15 e 24 anos são assassinados e um carro é roubado a cada 12 minutos. A capital do Estado, o RJ é a encruzilhada estratégica do tráfico de armas na América do Sul. Nesta guerra urbana, os policiais também estão na estatística: Em fevereiro deste ano, eles fincaram 586 cruzes de madeira na praia de Copacabana, simbolizando o nº de colegas mortos nos últimos três anos. O insuficiente salário inicial de um PM é de 325 euros (R$-867,00).  

As informações acima são do jornalista Jean-Pierre Langellier do diário francês Le Monde. Tais números são a causa do título deste texto uma vez que a Esquerda Marxista (corrente intra PT) no diretório estadual foi a única que votou contra a incoerente participação petista no governo Cabral Filho (PMDB). Haja vista, o PT fez toda campanha eleitoral estadual de 2006, pregando contra o Caveirão - para logo depois, na transição – sua quase totalidade passar a defender a entrada no governo. No Estado do RJ os petistas sofrem expiação pública duas vezes. A primeira porque a política de (in) segurança pública é dirigida por um técnico da Polícia Federal ligado ao PT. A segunda porque a Secretaria Estadual de Direitos Humanos tem na chefia um dirigente estadual petista.

A incoerência do PT é agravada quando no dia 07 de março último durante lançamento no RJ do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Lula discursou ao lado de outras autoridades públicas como o governador fluminense e o Secretário de (in) Segurança Pública. Na oportunidade, o presidente Lula disse “(...) Estamos fazendo a nossa parte com este investimento econômico-social (...) Agora, de uma vez por todas a polícia quando for invadir uma comunidade pobre tem que levar em consideração que ali mora pessoas honestas e trabalhadoras (...)” Seria cômico se não fosse trágico dizer isto ante os nºs da matança na guerra urbana travada pelo caveirão da polícia com os traficantes cujas balas perdidas acabam tirando vidas humanas entre o povo trabalhador pobre-negro-jovem!

Presidente Lula, o quê seu governo fará para impedir a polícia de continuar fazer o que faz? Presidente, para atender às necessidades, anseios e reivindicações do povo trabalhador, mesmo as específicas da área de segurança pública, uma coisa é certa: Não será com este governo com ministros capitalistas, apelidado de governo de coalizão no qual, a burguesia e o imperialismo mandam, tendo dívidas (externa e interna) impagáveis; apesar do discurso ser o de que a dívida externa foi paga (na realidade foi convertida em interna) e ultrapassa um trilhão e 400 bilhões de reais. Por fim, presidente Lula duas perguntas: Por quê partidos burgueses como PMDB fazem parte de seu governo? O quê o PT ainda faz no governo de Sérgio Cabral Filho (PMDB) aqui no Estado do RJ?  


*jornalista - é militante da Esquerda Marxista e coordenador nacional de Organização e Formação Política do Movimento Negro Socialista (MNS).

         
                          

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS