BARBÁRIE NA COLÔMBIA, PARA ALÉM DOS PARÂMETROS IDEOLÓGICOS

"Cortei sua mão e trouxe até aqui, para provar que o matei", afirmou Pedro Pablo Montoya, vulgo "Rojas", ao se entregar às autoridades colombianas depois de cometer o assassinato e cumprir o macabro ritual de cortar uma das mãos do seu próprio chefe , Ivan Rios, um dos líderes regionais das Farc. 

A recompensa a que, em princípio, tem direito  Rojas, o chefe de segurança de  Ivan Rios, por haver proporcionado para as autoridades a segunda baixa do mais alto nível das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em menos de um mês, coloca o governo colombiano – e a sociedade daquele país – num complexo dilema jurídico, político e moral.

Basta pensarmos no que está em jogo. Afinal, a recompensa de 5 milhões de dólares – oficialmente prometida a qualquer um que contribua com a captura de algum chefe das Farc – estaria premiando um homem que cometeu um homicídio e admitiu ter decepado a mão do cadáver para que servisse como prova. Pode um Estado de Direito amparar semelhante conduta, mesmo com a justificativa de que o morto era chefe de uma organização que tem causado "danos ao país?"

Em algumas situações é perfeitamente legítimo premiar a delação para combater organizações ilegais (como faz a justiça Italiana na luta contra a máfia), mas este caso coloca uma situação sui generes, que a lei não prevê. Fomentar o assassinato (sem falar na mutilação ) como fórmula para combater a guerrilha não só resulta  politicamente incorreto, como envia ao conjunto da sociedade uma mensagem ambígua e perigosa.

Um Estado não pode deslegitimar-se em sua luta contra rebeldes insurgentes.

Assim como existem métodos que sociedades civilizadas consideram não serem válidos na guerra, há também outros comportamentos que não devem, jamais, ser incentivados.

É preciso ficar clara a existência de limites que o Estado e a sociedade não devem transpor.

Se o governo colombiano quiser ser conseqüente com sua política de recompensa, que vem implementando desde 2002, deve pagar. Mas, se quer ser conseqüente com os princípios básicos de uma democracia e de um Estado que respeita os mais elementares direitos humanos, algum mecanismo deve ser acionado que diferencie delatar de matar.

Este triste e macabro episódio nos mostra até onde chegou a guerra civil colombiana. Os 44 anos desse morticínio insano sinalizam que nem o governo colombiano conseguirá derrotar  os vários grupos que estão envolvidos numa luta armada, nem estes grupos lograrão vencer o governo colombiano.

Cabe aos países vizinhos, aos organismos internacionais e, principalmente, ao governo colombiano e às Farc, buscarem uma solução negociada para este conflito que tem, como principais vítimas, as populações rurais mais pobres da Colômbia.

*Ismar C. de Souza é articulista free lancer

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS