AS VERSÕES E OS FATOS.

Fidel derruba Fulgêncio Batista. A Bossa Nova nina o Brasil. Jânio renuncia. Jango é derrubado. A ditadura é instalada no Brasil. A Jovem Guarda oferece alienantes e bobinhas melodias. O homem foi à lua (abro um parêntese: pra quê?). A tropicália faz zoeira. O AI-5 cassa, caça, expulsa e mata, mandando "às favas os escrúpulos", conforme o Coronel Jarbas Passarinho. O Brasil é tricampeão de futebol. Salvador Allende é assassinado. Secos e Molhados choca a MPB. Wladimir Herzog é "suicidado". Começa a abertura política. Exilados regressam. O PT é fundado. Acaba a ditatura Militar. Morre Tancredo, assume Sarney. O Rock brasileiro está no auge. Primeira eleição direta após a ditadura. Collor vence Lula e assume a presidência. A onda agora é a música sertaneja. Collor é expulso do governo e Itamar assume e faz de FHC o seu sucessor batendo Lula. A reeleição é negociada e aprovada. Lula apanha novamente de FHC. Nova eleição e finalmente Lula ganha. O funck (ou fanck, fank, ou sei lá) dá os seus passos e mensagens. O PT se lambuza e afunda no lodo. Sarney continua assumidamente de situação, seja ela qual for.
Fatos, são inúmeros fatos da história recente. Mas eles por si só não se explicam. São apenas fatos. O que lhes dão vida são as versões . Elas, as versões, são mais importantes que os fatos em si. Elas direcionam, amoldam e dão a conclusão final aos fatos. 

Nada é concreto sem uma visão ou sem várias visões para virar história. Um relato não é um registro. Um relato pode se esfumaçar alguns minutos depois. Um registro é mais consistente, já é uma base para a concretização de um fato. Verdadeiramente é onde o fato "nasce", apesar de já ter nascido. Até então é uma criança sem registro de nascimento.
Pois bem, muitos fatos também acontecem na nossa vida cotidiana. O que contamos hoje pode não ser contado da mesma maneira amanhã e nem por isso deixa de ser verdade. As versões não invalidam nem desmentem os fatos, pelo contrário, as versões é que dão vida e sabor aos fatos.
Os tópicos levantados lá em cima só se eternizaram e são ainda discutidos porque as versões se prestam a esse papel: transformar-se em verdades, mesmo que etéreas, cíclicas ou permanentes, mas, inserindo um tempero aos fatos, emoldurando os ângulos, conforme as conveniências. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS