Mata Nativa é Chic

Um significativo contingente (a maioria de aposentados) migra, ano a ano, da cidade para a Região dos Lagos e Costa do Sol em busca de qualidade de vida. Uns optam pela infraestrutura e o conforto proporcionados por condomínios urbanos fechados. Outros procuram sítios ou condomínios rurais. Ao adquirirem sua área no campo, uma das primeiras providências é a temida "limpeza". 

Quase sempre, -infelizmente-, essa limpeza consiste em passar da vertical para a horizontal, tudo o que não for árvore frutífera. Dá-se início à devastação e destruição não só da flora como também da fauna. Árvores nativas centenárias, com propriedades medicinais extraordinárias e cada vez mais raras são impiedosamente derrubadas: Alecrim do Campo,  Aroeira, Cambará, Cedrinho, Embaúba, Ipês (amarelo, branco, rosa e roxo), Pau d'Alho, Pitangueiras, Orquídeas, Bromélias e outros vegetais que alimentam a fauna existente.

O fogo leva ao desespero inofensivos sagüís, lebres, preás, gambás, ouriços, lagartos, batráquios, cobras, socós e pássaros como canários da terra, cambaxirras, 'caga-sebos', colibris, coleiros, biquinhos-de lacre, corujas, sabiás, sanhaços, pica-paus, saíras e urutaus (raríssimos), entre outros. Todos legítimos habitantes da região.

Somos os maiores predadores do Planeta. Precisamos reverter esse quadro, se é que buscamos mesmo a tão falada 'Qualidade de Vida'. Na maioria dos casos, quem vem hoje para a área rural busca uma interação com a natureza, o poder pisar na terra e nela plantar um variado pomar, uma selecionada horta caseira, manter um galinheiro, uma área de lazer. Restará espaço suficiente para você preservar e cultivar o seu charmoso bosque de Mata Nativa, com todo encanto que ele pode proporcionar. Pense nisso.

Ao proceder a limpeza de seu terreno solicite a orientação de guias e pessoas que possam identificar as árvores e plantas a serem preservadas. O COMAR (Círculo Orquidófilo Maricaense), por exemplo, tem pessoas capacitadas para prestar esse auxílio, assim como a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Maricá, ou de sua cidade. 

É conveniente que se abram as ruas internas, da porteira à casa sede, desviando-se das árvores mais robustas (e mais valiosas). Quanto mais sinuosa, mais bonita ficará sua estrada. Se você pensa em introduzir novas espécies, fruteiras, etc..., é aconselhável, antecipadamente, colher amostras de terra de partes diferentes do terreno e solicitar a ajuda de um técnico da Emater  para a análise desse material e avaliação da necessidade de correção do solo. Enquanto sua mudinha vai se desenvolvendo, as árvores nativas vão protegendo-a do excesso de sol e de vento.

Bem vindo à vida no Campo. Mas, por favor, esqueça a moto-serra.

A Natureza agradece.

Edson Cherem
Jornalista é colaborador do Greenpeace e da WWF-Brasil
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e  também  no Orkut. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS