Carnaval Carioca 2008: As notas dos sambas-enredos!

Clube de grande torcida (o Corinthians) foi rebaixado à 2ª divisão em 2007 por causa de sua não-dignidade profissional administrativa e futebolística. No Carnaval 2008 o mesmo pode ocorrer com uma das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial, o GE. Haja vista, a não-dignidade profissional do editor e da empresa-editora da revista “Ensaio Geral” da Liga Independente das Escolas de Samba do RJ (LIESA) ao não responderem nossas correspondências. Isso é agravado pela demagogia e o corporativismo da direção artística da GRAVASAMBA (gravadora de disco da Liesa) ao afirmar “As Escolas capricharam na escolha. É muito difícil destacar os melhores sambas”. Há sambas-enredo notas 10. Mas, há “sambas-frevo-marcha” com notas próximas da mínima que é 7,5!

Antes das notas, algumas curiosidades: Em 2005, não fosse a regra prever que apenas a última (14ª) Escola colocada seria rebaixada. A Portela (Escola de grande torcida) teria caído, pois foi a penúltima colocada (13ª). Em 2005 ascendeu ao GE a Acadêmicos da Rocinha, a campeã do Acesso A (2ª divisão). A rebaixada foi a Tradição (Escola de pequena torcida) que em 2007 foi parar no Acesso B (3ª Divisão). Nos anos de 2006 e 2007 duas Escolas foram rebaixadas e apenas uma ascendeu ao GE. Em 2006 como campeã do Acesso A ascendeu ao GE a Estácio de Sá, sendo rebaixadas a Caprichosos (13ª) e a Rocinha (14ª). Em 2007 ascendeu ao GE a São Clemente como campeã do Acesso A. As rebaixadas foram a Império Serrano (12ª) e a Estácio de Sá (13ª).
A seguir, as notas dos sambas-enredo de acordo com ordem de desfile das Escolas.
São Clemente: Nota 10 para o samba-enredo (SE) “O clemente João VI no Rio: A redescoberta do Brasil” de (Marcelo Santa Clara, Armandinho do Cavaco, Cláudio Filé, Naldo, Ricardo Góes e Helinho 107). Méritos à prefeitura ao sugerir este majestoso enredo. Atenção/Destaque: Além do gogó do Puxador-Intérprete (PI) Leonardo Bessa e do suingue da Bateria sob a batuta do mestre Gilberto Almeida. O samba é riquíssimo em letra e melodia. Góes é bom compositor e Helinho 107 é um dos artistas da obra-musical “E o samba sambou” no memorável desfile carnavalesco de 1990. Em 2008, se depender somente de seu samba-enredo a agremiação pode quebrar a regra dos últimos anos: Abrir o desfile do GE e não voltar para o Acesso A.
Porto da Pedra: Nota 9,5 - SE “Tem pagode no Maru: 100 anos de imigração japonesa no Brasil” de (David Souza, Fábio Costa e Carlos Júnior). Destaque/Atenção: Agremiação que tem como símbolo um tigre, atualmente tem três marcas registradas (o gogó do PI Luizinho Andanças, a cadência da Bateria sob a batuta do mestre Louro e samba-enredo de qualidade. Dois dos três autores de 2008 - Souza e Costa - além de bons compositores são os mesmos do samba de 2007).
Salgueiro: Nota 8,5 – SE “O Rio de Janeiro continua sendo...” de (Dudu Botelho, Marcelo Motta, Luiz Pião, Josemar Manfredini e João Conga). Botelho, Motta e Pião são compositores do bom samba-enredo de 2007. Porém, em 2008 a qualidade caiu. Característico em samba da agremiação, o principal refrão como sempre é “para cima” (de empolgação). No entanto, a letra e a melodia são de marcha-samba. Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Quinho e à ousada ginga-paradinha-suingue (a única a fazê-la já no início) da Bateria sob a batuta do mestre Marcão.
Portela: Nota 10 – SE “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: O sonho vira realidade” de (Diogo Nogueira, Ciraninho, Celsinho Andrade que são os mesmos do samba quatro notas 10 de 2007 em parceria com Júnior Escafura e o craque Ari do Cavaco). Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Gilsinho e à batuta do mestre Nilo Sérgio pelo show da bateria cujos gingados, suingues e paradinhas são marcas-registradas da agremiação.
Mangueira: Nota 7,9 – SE ”100 anos de frevo, é de perder os sapatos. Recife mandou me chamar...” de (Lequinho, Júnior Fionda e Aníbal - os mesmos de 2007 - juntos com Silvão e Francisco do Pagode).  Em 2007 os jurados da Liesa deram quatro notas 10 (para nós seria 9,6). Em 2008 ter frevo como Enredo é uma agravante que causa deturpação entre simplicidade em letra-melodia com simplismo. O PI Luizito não tem gogó para suceder o memorável-mestre-intérprete  Jamelão. Atenção/Destaque: O show dado no CD pela Bateria do mestre Russo não poderá se repetir durante o desfile na passarela da Sapucaí. A agremiação que já enfrenta uma crise se arriscará a “atravessar”. Vide dois quase rebaixamentos (nos anos 80 ao homenagear o empresário Chico Recarey e em 1994 ao juntar quatro cantores baianos em um só tributo).
Viradouro: Nota 8,3 - SE “É de arrepiar” de (P. C. Portugal, Evaldo, Tamiro e Lima de Andrade). Embora os dois refrões sejam bonitos, a letra e a melodia não são de samba-enredo. Os compositores Evaldo e Tamiro fizeram isso em 2006 na marcha-samba-enredo intitulada “Arquitetando folias”. Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Nego e à genialidade do mestre Ciça (Bateria) pela transformação-show da marcha em samba. É como Nego entoa “bateria nota mil”.
Mocidade: Nota 10 - SE “O quinto império. De Portugal ao Brasil, uma utopia na história” de (Gustavo Henrique, Igor Leal e Marquinho Marino). Leal é craque de sambas vencedores em outras agremiações.  Já Marino como ex-parceiro do saudoso e mestre-compositor, Toco. Dele se revela um seguidor à altura. É o melhor samba do ano. Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Bruno Ribas abrilhantando o glorioso ressurgimento da legendária Bateria nota 10 sob a batuta do mestre Jonas. É o 2º mérito da prefeitura ao sugerir (para abrir o desfile de 2ª feira) outro belo, clássico e majestoso enredo o qual ensejou excelência na qualidade da letra e da melodia do samba.
Unidos da Tijuca: Nota 9,5 - SE “Vou juntando o que eu quiser, minha mania vale ouro. Sou Tijuca, trago a arte colecionando meu tesouro” de (Beto Lima, Paulo Rios, Sereno e Julio Alves). Os dois últimos são craques. Sereno, inclusive, vencedor de sambas em outras agremiações. Já Alves um dos autores do samba 2005. Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Estandarte de Ouro 2007 Vantuir e à marca registrada da agremiação que é a cadência-paradinha da bateria sob a batuta do estreante mestre Casagrande.
Imperatriz: Nota 9,8 - SE “Joãos e Marias” de (Di Andrade, Carlos Kind, Valtencir, Jorge Arthur e Josimar). Os dois últimos são craques e autores do melhor samba-enredo de 2005. Já o de 2008 não ganha nota 10 porque a letra e melodia do 1º e principal refrão são de marcha. Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Preto Jóia e a mais magistral das paradinhas suingadas do Carnaval deste ano, sobretudo pelo fato de ser executada sob a batuta de um calouro à frente da Bateria da agremiação, o mestre Marcone.
Vila Isabel: Nota 9,8. SE “Trabalhadores do Brasil” de (Dinny, Dedé Aguiar, Pingüim, Eduardo Katatá, Miro Júnior, Professor Wladimir, Carlinhos Petisco, Evandro Bocão, Carlinhos do Peixe e André Diniz). Os 05 últimos são craques da agremiação. Em 2008, o samba-enredo – apesar de ótimo - não pode ganhar nota 10 por falta de originalidade (o mesmo enredo foi apresentado pela Portela no Carnaval 2000). Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Tinga e à marca registrada da agremiação que é a inconfundível cadência da bateria sob a batuta do mestre Mug.
Grande Rio: Nota 9,4 - SE “Do verde de Coari vem meu gás, Sapucaí” de (Edu da Penha, Emerson Dias, Deré Mingau, Carlos Sena, Maurição e Arlindo Cruz). Os três últimos apesar de craques são “invasores” pois pertencem à “Verde e Branco de Madureira” assim como Mingau também é vencedor de sambas em outras agremiações. A tricolor de Caxias que sofre com invasões de artistas famosos, apresenta um samba muito bom. Porém, a letra e melodia são um “Frankenstein” (Grande Rio, Império Serrano, etc). Atenção/Destaque: Ao gogó do PI Vander Pires e à performance da Bateria sempre quatro notas dez sob a batuta do mestre Odilon Costa.
Beija-Flor: Nota 10 – SE “Macapaba: Equinócio solar, viagens fantásticas ao meio mundo” de (os mesmos autores do samba campeão de 2007 Cláudio Russo, J. Veloso, Carlinhos Detran e Gilson Doutor os quais se uniram a Kid e Marquinhos). A exemplo de co-irmães que abrem suas Alas para Compositores de outras, a agremiação de Nilópolis curiosamente passou a ter tradição de contar com ótimos sambas-enredo. Os quais sempre trazem sua marca registrada que é o ritmo com característica candomblezada. Atenção/Destaque: Ao gogó do clássico PI Neguinho e principalmente ao suingue do mencionado ritmo candomblezado que é magistralmente executado sob as batutas dos mestres Paulinho de Pilares e Plínio.


*jornalista – enquanto amante de sambas é torcedor da Portela – é coord..nac.formação política do MNS-Movimento Negro Socialista(2006) - dentre outras é um dos fundadores IPCN-Inst.Pesq.Culturas Negras(75), MNU-Mov.Negro Unificado(78) e dos desativados GRANES Quilombo(76)  e Soc.Cultural Apóstolo do Samba(79).

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS