A força da arte considerada ingênua

Muitos acreditam que a arte naif, palavra que significa ingênua, em francês, por não ser acadêmica, não se estuda, mas se sente. Marcada por imagens do cotidiano e pela  pureza de traços, cores e  formas, a arte naif espalha-se por França, Haiti, Iugoslávia, Itália e Brasil, mantendo um mercado bem  específico.

https://jornalorebate.com.br/19-11/naif.jpg

Assim, por ela não se incluir nos estilos conhecidos, manifestar-se-ia como uma arte submetida às suas próprias leis. Suas principais características seriam não ter perspectiva, o desenho rústico e a ausência da mistura de cores, já que os artistas não teriam conheicmento técnico.

O fato é que a arte naïf é um estilo que existe há milênios, desde quando o  homem desenhava cenas de caça  nas paredes das cavernas. Esses artistas são autodidatas no sentido de que não receberam influência ou orientação de um professor de Belas Artes. Começam a pintar por impulso e procuram resolver as  dificuldades técnicas com  meios próprios. Suas figuras não são perfeitamente  desenhadas e há "erros" de simetria e perspectiva quando se lança sobre esses trabalhos um olhar tradicional. No entanto, a experiência da prática pode levar a uma técnica apurada ao longo dos anos.

A pureza e a ingenuidade dos naifs mais autênticos, nesse sentido, estaria no fato de eles não quererem provar nada, buscando apenas expressar seus sentimentos por meio da arte.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33959462

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS