Sindicatão para trabalhadores das empresas de comunicação social e indústrias gráficas

Jornalista defende um sindicatão que una os trabalhadores das empresas de comunicação social e indústrias gráficas!

Ao afirmar não se justificar mais o fato de somente os empresários estarem organizados unificadamente, o jornalista Almir Lima está defendendo a organização de um sindicato de massas, um “sindicatão” que una todos os trabalhadores de empresas de Comunicação Social e Indústrias Gráficas. “Para conquistarmos a independência sindical e de classe da massa de trabalhadores e trabalhadoras pertencentes aos dois mencionados ramos sócio-econômicos. Devemos seguir os exemplos dos empresários que estão nacionalmente unidos em duas entidades, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)”; enfatiza o jornalista.

De acordo com ele, enquanto persistirem sindicatos e federações meramente corporativistas dividindo categorias importantíssimas como as dos gráficos, radialistas e jornalistas, os empresários permanecerão sem atender aos anseios, necessidades e reivindicações por melhores condições salariais, profissionais ou de vida de tais trabalhadores, assim como dos demais que fazem parte das indústrias gráficas e empresas de comunicação social. Ainda segundo o jornalista, o mesmo ocorre em relação aos Poderes Públicos quando contratam jornalistas sem concurso público através de nomeações para os chamados cargos comissionados ou de confiança.
Para o jornalista são também gritantes os casos que ocorrem em sindicatos de trabalhadores de outras categorias onde colegas sofrem desvio de função. Isto é, jornalistas são levados a desempenhar funções de supostos substitutos de advogados, assistentes sociais e outros profissionais. O jornalista chama atenção ainda para a falta de consciência sindical e de classe dos profissionais de comunicação social quando são contratados para as assessorias de imprensa, seja de parlamentares, entidades de empregadores ou de governos. Ele pretende levar a proposta do Sindicatão ao II Encontro de Jornalistas das regiões Norte, Noroeste e Lagos do Estado do RJ, dia 1º de dezembro próximo, em Quissamã.
Saiba mais sobre o II Encontro de Jornalistas das regiões Norte, Noroeste e Lagos do Estado do RJ:
Este evento é o 2º do gênero patrocinado pela prefeitura quissamaense uma vez ser uma iniciativa de seu coordenador especial de comunicação social Rodrigo Florêncio que, para isto conta com parceiros como lojas fotográficas e cursos de comunicação social de faculdades privadas de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Macaé além da Petrobrás, Sindipetro-NF, Associação de Imprensa Campista (AIC), Associação dos Trabalhadores em meios de Comunicação social de Macaé (ATRACOM), Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro.
Contando também com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o evento oferece transporte com saídas de Campos e Macaé, incluindo café da manhã e almoço. Em 2006 o evento teve as participações de cerca de 160 jornalistas e estudantes de 11 municípios. Este ano é esperado um nº ainda maior de participantes. As novidades serão as realizações no recém restaurado Centro Cultural Sobradinho das oficinas de fotografia, produção de documentários e jornalismo literário. O evento será encerrado com coquetel e DJ. Sua programação completa está no portal www.quissama.rj.gov.br e as inscrições através do E-MAIL comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os interessados informando seu próprio E-MAIL, nome completo, telefones (fixo e celular), veículo ou instituição de trabalho ou estudo e a ordem de prioridade das oficinas.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS