Tragédias anunciadas

O universo das gangues urbanas formadas por jovens desesperançados se espalha pelos EUA, Europa e Brasil. Talvez um dos melhores retratos cinematográficos dessa triste realidade seja o filme italiano “Garotos Choram”. Dirigido pelos Irmãos D’Innocenzo, traz, de maneira realista, a miséria de uma complexa realidade social.

https://jornalorebate.com.br/19-08/garotos-chora.jpg

Dois amigos, estudantes do ensino médio da periferia ajudam suas famílias com subempregos. Não há maiores perspectivas de futuro ou de ascensão social. Ao atropelarem um homem numa madrugada, tudo parece desabar. Mas o que parecia ser o fim é o novo começo, pois eles mataram o desafeto de uma gangue local.

O pai de um dos rapazes torna aquela morte um troféu e insere o filho no submundo. Logo o amigo também começa a participar. E a vida de ambos muda. Começam a ter dinheiro para ter pequenos e grandes prazeres e também para pequenas e grandes prazeres.

A vida desanda. A violência começa a imperar nos atos sexuais com parceiras, nos diálogos coma família e nas conversas cotidianas. E os crimes aumentam, do aliciamento de prostitutas a assassinatos sob encomenda. É criada uma situação de descontrole nas mais diversas esferas que leva a inevitáveis tragédias anunciadas.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS