Segundo informações do Instituto Socioambiental (ISA), quase metade da água produzida para o abastecimento nas capitais é desperdiçada antes de chegar ao consumidor. O grande responsável por essa perda equivalente a 6,14 milhões de litros de água são os vazamentos na rede. A quantidade de água perdida diariamente nas 27 capitais seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas por dia.
A capital brasileira com maior índice de perda em termos percentuais, 78,8% é Porto Velho, em segundo lugar vem o Rio de Janeiro com uma perda que equivalem a 618 piscinas olímpicas. Já as capitais que possuem o menor índice de desperdício são: Brasília com 27,3% e São Paulo, com 30,8%. Esses e outros dados sobre abastecimento e consumo de água serão apresentados pelo ISA nessa quarta-feira, 21 de novembro, no evento de lançamento da campanha "De Olho nos Mananciais", apoiada pela modelo Gisele Bündchen.
A coordenadora do Programa Mananciais do ISA, Marussia Whately, ressalta que a participação da população junto a campanha é essencial. “As pessoas devem avisar as empresas sobre os vazamentos e cobrar o reparo.” Para alterar o quadro de desperdício atual, Marussia diz que é necessário combate intenso aos vazamentos. "O atendimento rápido é muito importante. É preciso ter um sistema eficaz de monitoramento para notar os problemas e resolvê-los."
Algumas dicas de como economizar água:
Banho
Feche a torneira ao se ensaboar. Uma ducha aberta durante 15 minutos consome 135 litros; no mesmo período, um chuveiro elétrico consome 45 litros. Se o uso foi reduzido para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros, no caso da ducha, e para 15 litros, no caso do chuveiro elétrico.
Escovar os dentes
Molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes e enxágüe a boca com um copo de água. Cinco minutos com a torneira aberta gastam 12 litros.
Lavar o rosto
Não demore. Um minuto com a torneira meio aberta gasta 2,5 litros.
Barbear
Cinco minutos gastam 12 litros. Fechando a torneira, o consumo cai para dois ou três litros.
Vaso sanitário
Seis segundos de acionamento gastam de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias fabricadas a partir de 2001 necessitam de menos tempo para a limpeza e consomem seis litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, o gasto pode chegar a 30 litros. Mantenha a válvula da descarga regulada e conserte vazamentos assim que forem notados. Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa.
Lavar a louça
Primeiro, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira para novo enxágüe. Lavando louça com a torneira meio aberta por 15 minutos são utilizados 117 litros. Com economia, o consumo chega a 20 litros. Uma lavadora de louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros --utilize-a somente quando estiver cheia.
Lavar a roupa
A lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com capacidade total. No tanque, a torneira aberta por 15 minutos gasta até 279 litros. Deixar acumular a roupa e coloque água no tanque para ensaboar, mantendo a torneira fechada. Aproveite a água do enxágüe para lavar o quintal.