A carnavalesca-mestre Rosa Magalhães merece todas as loas; não a meramente compensatória Lei Rouanet

Detentora de seis títulos de campeã na 1ª divisão do Carnaval carioca Grupo Especial, a carnavalesca-mestre Rosa Magalhães merece todas as loas como a reportagem com chamada de capa publicada 3ª feira, 11/12, pelo site Carnavalesco acerca do lançamento do livro: “E vai rolar a Festa” de autoria da vitoriosíssima carnavalesca.   

Porém, esse não é o caso da lei federal de incentivo à cultura denominada Lei Rouanet. Ou seja, Lei 8.313/1991 devido ser meramente compensatória. Isto é, por conta da cultura não funcionar enquanto uma das áreas estratégicas & indissociáveis da hipocritamente considerada, pelo estado burguês, prioridade absoluta Educação.

Pra se ter ideia, no indevidamente privatizado Carnaval representado pelos desfiles das escolas de samba da Folia carioca gerida pela instituição privada LIESA que é a liga representativa das agremiações, a hipocrisia é escancarada. Tudo, porque o estado burguês representado pela prefeitura cede às agremiações o sambódromo onde são realizados os desfiles geridos em conjunto pela LIESA e pela Riotur, além de subvencionar as escolas de samba.

Subvenções essas que, a partir do Carnaval 2018, o burguesão prefeito & bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de “Deu$”, Marcelo Crivella (PRB) cortou pela metade. Fato que vem causando uma crise no mundo samba envolvendo o alcaide carioca e a quase totalidade dos presidentes das agremiações mais o da LIESA que não se fizeram de rogado em 2016 quando entraram de cabeça na vitoriosa campanha eleitoral de tal burguês, neopentecostal e consequentemente governante aversivo ao mundo samba.

Por último, o fato é que, a despeito da crise na qual o mundo do samba carioca se encontra mergulhado, é esperado um desfile merecedor de se sagrar campeã da carnavalesca-mestre Rosa Magalhães através do enredo 2019 da Portela (seria o 23º da agremiação e o 7º da carnavalesca)  intitulado: “Na Madureira moderníssima sempre hei de ouvir uma Sabiá” que homenageia a saudosa portelense cantora da Música Popular Brasileira eternizada pelo apelido de Sabiá, Clara Nunes (1942-1983).                    

 

*jornalista – é torcedor da Portela.     

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS