A FRAUDE DO LEITE

Novos lotes de leite do tipo longa vida UHT integral foram interditados na última semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No total, a interdição cautelar abrange 19 lotes de leite das marcas: Parmalat, Calu e Centenário. Durante os testes feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), foram constatados nos lotes analisados substâncias que estavam em desacordo com os padrões de qualidades. No entanto, nenhum dos testes constatou soda cáustica ou água oxigenada no leite analisado. As irregularidades dessa vez foram quanto ao uso de sódio e sacarose, substâncias não permitidas pela legislação brasileira. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) já havia determinado a interdição comercial desses lotes para o estado de Minas Gerais, porém a Anvisa agora determinou a interdição dos mesmos lotes em todo o país.

 

A fraude do leite vem assustando os brasileiros desde o final de outubro, quando a operação Ouro Branco feita pela Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais iniciou um combater a adulteração do leite. Desde então, as investigações já suspenderam a comercialização de leite longa vida de cinco fábricas: Coopervale e Casmil, nas cidades de Uberaba (MG) e Passos (MG), duas sedes da Parmalat, em Carazinho (RS), Santa Helena, e Avipal Nordeste em Goiás.

O golpe era aplicado há cerca de dois a três anos e consistia na adição de cerca de 10% de uma mistura de soda cáustica, sal, açúcar, água oxigenada e amido. A fórmula aumentava o tempo de validade e o volume do produto. A mistura passava despercebida pelos exames, pois só podia ser detectada durante quatro horas após feito o processo de mistura com o leite. Passado este prazo, ela fica invisível aos exames.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Kroetz, garante que a comercialização do leite adulterado no país está controlada. "Hoje, não há risco iminente de que exista leite contaminado disponível ao consumidor", afirma o secretário. Também segundo Kroetz, para a tentativa de sanar o problema da fraude no leite do brasileiro, a Secretaria de Defesa Agropecuária vai ampliar a fiscalização com a criação de novas equipes de auditoria.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS