Criticando duramente o comando do Reizinho de Madureira, Hélio Oliveira deixou o cargo de diretor de Carnaval que ocupava juntamente com Zé Luiz Escafura na escola de samba Império Serrano. Tudo, porque foi escolhido enquanto título, tema de enredo e encomendado ‘hino’ oficial 2019 da agremiação, na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca. Isto é, sem a disputa em quadra de obras musicais concorrentes, o clássico da Música Popular Brasileira gênero samba: “O que é, o que é?” cujo autor é o saudosíssimo cantor-compositor Gonzaguinha, Luiz Gonzaga do Nascimento Junior (1945-1991).
A criação e o desenvolvimento do enredo mais os quesitos alegorias/adereços e fantasia estarão a cargo do carnavalesco Paulo Menezes, nesta que é sua segunda passagem profissional pela agremiação, que utiliza a autodenominação-marketing, Reizinho de Madureira. Na primeira passagem em 2006 o Império Serrano foi 8º lugar, tendo o carnavalesco criado & desenvolvido o enredo: “Império do divino” notas (9,0 + 9,6 + 9,3 + 9,8) – alegorias/adereços (9,7 + 9,8 + 10 + 9,5) e fantasias (10 + 9,7 + 9,8 + 9,0). Na oportunidade, de coautoria dos compositores Arlindo Cruz, Maurição, Carlos Sena, Aluízio Machado e Elmo Caetano o ‘hino’ oficial ou seja o quesito samba-enredo obteve quatro unânimes notas 10.
Já na 2ª divisão/Série A em 2017, a escola de samba Estácio de Sá ficou em 3º lugar quando apresentou homenageando o mesmo Gonzaguinha através do enredo-tema e samba-enredo não encomendado isto é ‘hino’ oficial disputado em quadra intitulado: “É! O moleque desceu o (morro de) São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio” cujas criações e desenvolvimentos estiveram a cargo dos carnavalescos Tarcísio Zanon e Chico Spinoza. Notas: 9,9 + 10 + 10 + 10 (enredo) 10 + 10 + 10 + 10 (fantasias) 10 + 9,9 + 9,9 + 10 (alegorias/adereços) 9,7 + 9,8 + 9,9 + 10 (samba-enredo) de coautoria dos compositores o filho do homenageado Gonzaguinha Daniel Gonzaga, Cláudio Russo, Lequinho, Júlio Alves, Edson Marinho, Igor Ferreira, Doutor Jorge, Salviano, Alexandre Moraes, Marquinhos, Hugo Bruno, Tinga e Gabriel Martins.
Por fim, registre-se que neste ano de 2018 o Império Serrano apesar de ter ficado em último/13º lugar quando concluiu o desfile oficial dois minutos antes do tempo regulamentar sendo penalizado em dois décimos (0,2) de ponto, acabou beneficiando-se de uma virada de mesa praticada pela LIESA, escapando do rebaixamento. Isso, a despeito da bravata da presidenta do Império Serrano, Vera Lúcia Corrêa de Souza de que demitiria por incompetência os já citados diretores de Carnaval, porém mantidos no cargo.
Gonzaguinha - O Que é, o Que é? - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=QXpBZjGAmEg
Estácio de Sá 2017 - Samba Campeão - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=aootEqfs1IE