Samba de Gonzaguinha vira enredo & ‘hino’ oficial 2019 do Império Serrano e causa saída de diretor de Carnaval.

ex diretir carnaval imperio serrano

Criticando duramente o comando do Reizinho de Madureira, Hélio Oliveira deixou o cargo de diretor de Carnaval que ocupava juntamente com Zé Luiz Escafura na escola de samba Império Serrano. Tudo, porque foi escolhido enquanto título, tema de enredo e encomendado ‘hino’ oficial 2019 da agremiação, na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca. Isto é, sem a disputa em quadra de obras musicais concorrentes, o clássico da Música Popular Brasileira gênero samba: “O que é, o que é?” cujo autor é o saudosíssimo cantor-compositor Gonzaguinha, Luiz Gonzaga do Nascimento Junior (1945-1991).

A criação e o desenvolvimento do enredo mais os quesitos alegorias/adereços e fantasia estarão a cargo do carnavalesco Paulo Menezes, nesta que é sua segunda passagem profissional pela agremiação, que utiliza a autodenominação-marketing, Reizinho de Madureira. Na primeira passagem em 2006 o Império Serrano foi 8º lugar, tendo o carnavalesco criado & desenvolvido o enredo: “Império do divino” notas (9,0 + 9,6 + 9,3 + 9,8) – alegorias/adereços (9,7 + 9,8 + 10 + 9,5) e fantasias (10 + 9,7 + 9,8 + 9,0). Na oportunidade, de coautoria dos compositores Arlindo Cruz, Maurição, Carlos Sena, Aluízio Machado e Elmo Caetano o ‘hino’ oficial ou seja o quesito samba-enredo obteve quatro unânimes notas 10.

Já na 2ª divisão/Série A em 2017, a escola de samba Estácio de Sá ficou em 3º lugar quando apresentou homenageando o mesmo Gonzaguinha através do enredo-tema e samba-enredo não encomendado isto é ‘hino’ oficial disputado em quadra intitulado: “É! O moleque desceu o (morro de) São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio” cujas criações e desenvolvimentos estiveram a cargo dos carnavalescos Tarcísio Zanon e Chico Spinoza. Notas: 9,9 + 10 + 10 + 10 (enredo) 10 + 10 + 10 + 10 (fantasias) 10 + 9,9 + 9,9 + 10 (alegorias/adereços) 9,7 + 9,8 + 9,9 + 10 (samba-enredo) de coautoria dos compositores o filho do homenageado Gonzaguinha Daniel Gonzaga, Cláudio Russo, Lequinho, Júlio Alves, Edson Marinho, Igor Ferreira, Doutor Jorge, Salviano, Alexandre Moraes, Marquinhos, Hugo Bruno, Tinga e Gabriel Martins.

Por fim, registre-se que neste ano de 2018 o Império Serrano apesar de ter ficado em último/13º lugar quando concluiu o desfile oficial dois minutos antes do tempo regulamentar sendo penalizado em dois décimos (0,2) de ponto, acabou beneficiando-se de uma virada de mesa praticada pela LIESA, escapando do rebaixamento. Isso, a despeito da bravata da presidenta do Império Serrano, Vera Lúcia Corrêa de Souza de que demitiria por incompetência os já citados diretores de Carnaval, porém mantidos no cargo.

 

Gonzaguinha - O Que é, o Que é? - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=QXpBZjGAmEg

Estácio de Sá 2017 - Samba Campeão - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=aootEqfs1IE

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS