Tradicional agremiação do Carnaval carioca atualmente na 5ª divisão/Série D, a escola de samba Tupy de Brás Pina anunciou mais do mesmo em termos de título de um tema & enredo afro para a Folia 2019: “Ojú Obá no Ayê de Oyó” criado e que será desenvolvido pelo carnavalesco Gheorge Vierrah, artista estreante na agremiação & de trabalho solo enquanto responsável pelos quesitos (enredo, alegorias/adereços e fantasias).
A ‘novidade’ maior dita pelo carnavalesco foi que, tendo em vista a atual crise político-econômica, que é mundial & própria do capitalismo, pela qual passa o Brasil, nada melhor do que vir a retratar em um desfile carnavalesco oficial um enredo & tema sobre o orixá Xangô. Pois o mesmo segundo o dogma da religião de matriz africana Candomblé é representativo da energia/força da natureza também significativa da justiça. A qual, segundo o carnavalesco é o que o Brasil está precisando no momento. Em outras palavras, não de uma revolução socialista.
A escola de samba Tupy de Brás de Pina é afilhada & tem as mesmas cores azul e branco da Portela que foi fundada em 11/04/1923 tendo portanto 95 anos e é a maior vencedora com 22 títulos de campeã na 1ª divisão/Grupo Especial. Onde a Tupy de Brás de Pina teve quatro passagens (1958/9, 1973 e 1976). Fundada em 25/03/1948, a agremiação tupyense tem enquanto presidente-executivo Fábio Augusto o ‘Fabinho’.
Neste ano, na 5ª divisão/Série D, a Tupy de Brás de Pina foi a sétima colocada quando apresentou o enredo homenageando a escola de samba atualmente na 2ª divisão/Série A intitulado: “Império da Tijuca – na Corte do Samba és o Primeiro” desenvolvido pelo carnavalesco Sidney Soares. O samba-enredo de coautoria de coautoria dos compositores Alexandre Valle, Cadinho, Vagner Mariano, Maneco, Nelson Coronel e Alex Alves foi cantado gravado, gravado em CD e puxado na passarela da Intendente Magalhães pelo intérprete oficial Clebinho Show.
Tupy de Braz de Pina 2018 - Gravação Oficial
https://www.youtube.com/watch?v=sQRvhAv6skI