Após 64 anos o Brasil volta a sediar a Copa do Mundo. O anúncio oficial foi feito na última terça-feira dia 30/10, na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. Todos os membros do comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil. O país foi o único a concorrer a vaga de país-sede da copa de 2014, já que Colômbia e Argentina desistiram da disputa.
O Brasil tem até o dia 31 de outubro de 2008 para anunciar quais são as cidades que receberão os jogos. Segundo afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, dezoito cidades brasileiras estão na briga para receber jogos da Copa de 2014, mas apenas 12 serão escolhidas. Entre as cidades, 14 estádios prontos serão reformados para receber o Mundial. Já em outras quatro cidades todas do Nordeste, as arenas ainda serão construídas. Em Maceió, será a Arena Zagallo. Em Natal, o Estádio Estrela dos Reis Magos. E mais a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena Bahia, em Salvador.
A Embratur e o Ministério do Turismo brasileiro estimam que a realização do evento no país deve atrair 500 mil turistas estrangeiros durante o período de jogos. O número representa cerca de seis estádios do Maracanã lotados. Essa estimativa está próxima do público recebido por países como EUA, França, Japão e Coréia do Sul nas últimas Copas.
A confirmação da Copa do Mundo de 2014 no Brasil traz de volta à memória do país o trágico Mundial de 1950, quando a seleção entrou em campo na última partida precisando de apenas um empate contra o Uruguai, mas saiu derrotada, no episódio que ficou conhecido como "Maracanazo". Na copa de 50, inesquecível para os brasileiros, nosso Brasil também era candidato único para sediar o mundial.