(Líder, liderados e equipe...)
1-...Quando você aumenta o patrimônio da empresa e simultaneamente o seu patrimônio e o dos liderados.
2-...Quando, para chegar ao sucesso, o melhor caminho que faz passa pelos comandados. Logo, tratá-los bem significa uma chegada triunfante.
3-...Quando você não reclama a ausência de um funcionário-chave, mas vai lá e faz. Com isso exponencializa seu conceito com subalternos e superiores.
4-...Quando não permite serviços complexos a aprendizes: aumentar a produção e o lucro é uma coisa, contrair a produção e aumentar o prejuízo é outra coisa...
5-...Quando primeiro pensa nos elogios por fazer benfeito, depois na remuneração. Remuneração enche o bolso pelo negócio; elogios enchem o ego pela autoestima.
6-...Quando você “faz mais com menos”: mais vendas, menos custos; mais produção, menos mão-de-obra; mais lucros, menos despesas; mais ativos, menos passivos...
7-...Quando lhe trazem problemas, você deslinda e devolve soluções; lhe trazem encrencas, você apazigua e devolve harmonia; lhe trazem déficits você lidera e devolve superávits.
8-...Quando, com bom planejamento e eficiente liderança alavanca o faturamento, aumenta o “fluxo de caixa”, acelera o “giro de estoques”, enxuga o “passivo”, afasta riscos de insolvência...
9-...Quando um funcionário, em crise pessoal, trava os trabalhos e a esteira da produção, e você, com humanidade e eficiência abranda a crise, destrava o trabalho e acelera a produtividade.
10-...Quando você, indistintamente, trata os funcionários com educação, presteza e profissionalismo. Os mais jovens respeita-os como filhos, os mais velhos como pais – e, por eles, reciprocamente é respeitado.
Prof. Inácio Dantas
Do livro ebook “Ser Líder. Pequena Bíblia do Líder” – www.amazon.com.br