Importante observar que, se enfrentamos dificuldades para solucionar problemas intrincados que nos dificultam a jornada, é preciso não esmorecer e seguir em frente com disposição, e, mantendo a fé na vitória ao final do embate.
Não estaríamos aqui situados e envolvidos pelas atuais circunstâncias se não fosse para nosso benefício próprio, pois, o Sublime Doador da Vida nada faz sem uma nobre finalidade. Procuremos com atenção e descobriremos a solução mais adequada para cada situação ou problema que nos aflige.
“Pode parecer difícil saíres de uma situação desgastante para uma outra agradável. E é, realmente. No entanto, toda aprendizagem exige a repetição da experiência até a sua fixação em definitivo. Do mesmo modo, a aquisição de valores e padrões de felicidade vai além do simples querer, deambulando pelos caminhos do conseguir.” 1
Muitas criaturas sem dedicarem qualquer esforço, na busca da solução de seus desafios, alegam que o trabalho por suas melhorias morais é impraticável, devido às circunstâncias que os envolve na vida, esquecidas de que o Senhor não nos dá cruz mais pesada do que possamos carregar. Se, foste chamado pelo Senhor, a executar uma missão qualquer, é justamente por que ELE estar absolutamente ciente da tua capacidade e da tua força para realiza-la.
Outros tantos alegam que as tentações da vida são irresistíveis, o que não passa de uma desculpa para continuarem sem qualquer vontade de deixar o comodismo e buscar a reforma interior inadiável e intransferível, tu, porém, que já tens as instruções dos Guias da espiritualidade a te esclarecer a través da doutrina espírita que esposas, que o Eterno Amigo confia-te a oportunidade de experimentá-las para que lhe extingas o magnetismo calamitoso e pernicioso, libertando-te de suas algemas.
Reclamas que em tua volta se encontram irmãos que defines como parentes difíceis, diante dos corações queridos a te incomodarem e te reclamam assistência no lar, não percebes, porém que o Excelso Benfeitor te colocou na equipe doméstica, a fim de que os ampare, nas provações que lhes agravam a existência, por que também tu, tens débitos para com eles diante das Soberanas Leis Divinas.
Queixas-te dos companheiros problemáticos que te causam desgostos acusando-os de obsediados, sem notares que O Senhor da Vida, te envolveu nessa luta para que aproveites o ensejo de ser útil ao companheiro em perturbação, e que participe de forma positiva de sua reabilitação.
Precisas entender que, todas as tuas dificuldades na encarnação presente, sejam grandes inquietações ou dissabores pequenos, constituem sublimes oportunidades que nos concede o Divino Semeador, convidando-nos a participar do bendito trabalho de implantação do Evangelho de Jesus no coração do homem, para que se intensifique na Terra a busca do desenvolvimento de todos os nobres valores do espírito.
Quando O Mestre de Nazaré afirmou “Bem aventurados os aflitos”, não se referia simplesmente àqueles que choram e sofrem, deitando críticas e queixumes, e sim aqueles que recebem as tribulações e dores transitórias da vida, por benditas e honrosas e sublimes oportunidades de servir, com o Cristo de Deus, agindo com bondade operosa e paciência incansável na vitória final do bem na Terra.
Necessário se faz entender que não estamos reencarnados para simples passeio por este abençoado planeta, mas com a finalidade superior de crescer e progredir rumo à felicidade e pureza espiritual que estamos destinados a conquistar.
Que Jesus nos inspire e guarde em sua doce e divina paz, hoje e sempre!
Bibliografia:
1- Franco, Divaldo Pereira. pelo Espírito Joanna de Ângelis, livro Momentos de Consciência - Cap. 5.
Francisco Rebouças