Um pescador em Hubei, na China, pegou acidentalmente o maior esturjão-chinês encontrado no rio Yangtze nos últimos 20 anos. A espécie de peixe membro da família Acipenseridae e da ordem Acipenseriformes estava grávida e pesava mais de 350 kg.
A fêmea de 3,3 metros de comprimento foi parar acidentalmente na rede do pescador. Ela recebeu tratamento médico antes de ser liberada de volta para o rio.
Esturjão-chinês é uma espécie em extinção que vive somente (isso mesmo, você adivinhou) na China. Descobrir uma fêmea grávida é uma grande notícia, especialmente considerando todos os projetos de conservação do peixe no país asiático.
Pesquisadores acreditam que a espécie já existia na época dos dinossauros, há 140 milhões de anos. Por este motivo, o esturjão-chinês é por vezes chamado de “fóssil vivo”. Esse animal é rigorosamente protegido pelo governo chinês, que o classifica como ‘tesouro nacional’, da mesma forma que o seu congênere mamífero, o panda gigante.
Rodrigo Luis é empresário e reside em Shenzhen, na China, desde 2005. O sócio-diretor da Winpoint é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China.