A Procuradoria Regional Eleitoral de SP impugnou a candidatura à releição do deputado federal Paulo Maluf por ele ser um ficha suja: as obras do túnel Ayrton Senna foram superfaturadas durante sua gestão como prefeito de Sampa (1993/1997).
A Confederação Brasileira de Futebol mantém Dunga como técnico do selecionado brasileiro apesar de ele ser um ficha suja: deu um chapéu de R$ 907 mil no Fisco e tentou safar-se alegando ter efetuado uma operação mirabolante que duas instâncias da Receita Federal já rechaçaram como fantasiosa. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, p. ex., rejeitou sua versão por considerar que existem indícios "veementes" de que Dunga está se valendo de operações financeiras inexistentes para pagar menos imposto (vide aqui).
Mas, ele não mentiu só ao leão. Também enganou a imprensa, ao jurar de pés juntos que não tinha atuado na intermediação de venda da um jogador em 2004; e a justiça gaúcha, ao jurar de pés juntos que não havia sido associado de um grupo internacional dedicado a este tipo de transação. Reportagem da ESPN (vide aqui) provou que, nas duas questões, o conto da carochinha mais afim dele não é o da Branca de Neve, mas sim o do boneco do Gepeto.
Finalmente, Dunga enganou o povo brasileiro, ao omitir o conflito de interesses que deveria tê-lo impedido de dirigir a Seleção Brasileira em 2006/2010. A mesma reportagem da ESPN sugere que fatores extracampo podem ter pesado na sua decisão de convocar Maicom para o Mundial 2010 da Fifa.
Last but not least, em agosto Dunga vai ser chamado para depor no inquérito da máfia dos ingressos (vide aqui), quando terá de explicar o porquê dos vários contatos por ele mantidos com o chefão e com um dos suspeitos de participar da quadrilha.
Resumo da opereta: Maluf deverá ser impedido de disputar as eleições 2014, acertadamente; Dunga até agora não foi impedido de continuar à frente do selecionado brasileiro, aberrantemente.
Que eu saiba, até agora só eu (vide aqui) e o Juca Kfouri (vide aqui) demos a devida importância ao fato de Dunga ter sido pego na mentira. Talvez porque ambos nos inspiremos em Brecht: "Não digam nunca 'isso é natural!' / Para que nada passe a ser imutável".
Afinal, o que o ficha suja do futebol tem, que o ficha suja da política não tem?
Por Celso Lungaretti, no seu blogue.