O FIM DO CULTURA E DOS COSTUMES

A tv Cultura de São Paulo, tem exibido aos domingos às 18 horas uma série de documentários sobre os índios que vivem no Parque do Xingu cujo título “Xingu, a terra ameaçada”, é sem sombra de dúvidas um dos melhores documentários que já assisti. Tenho acompanhado desde o primeiro e posso confessar que estou impressionado com o alto grau de profissionalismo de Washington Novaes em abordar tantas questões com relação aos habitantes daquele parque.
Nesse último domingo, 7 de outubro de 2007, o tema foi a relação dos homens brancos com os índios e como os principais chefes indígenas como, Raoni e Megaron (este, diretor da Funai), vêm a aproximação dos homens brancos.


Para Raoni, a aproximação não é muito boa, tendo em vista que muitos índios morrem por ano, com as doenças dos homens brancos e esse tem sido seu dilema, além do problema das terras indígenas que ainda não foram demarcadas, e são constantemente invadidas pelos homens brancos.
Para Megaron, que vive entre brancos e índios, em alguns aspectos a aproximação do homem branco tem seu lado positivo e negativo. Mas que ele, apesar de tudo sabe distinguir os dois mundos em que vive, e não perde o costume de dançar, caçar, e viver com seus irmãos, como um índio.
Novaes chegou a questionar a Megaron o fato de que muitos índios desejam produtos criados pelos homens brancos, como espingardas e lanternas, mas ele nesse foi enfático quando disse que não se importa em dar ou conseguir para seus irmãos as espingardas e as lanternas, desde que, eles também saibam caçar com seus arcos e suas flechas.
Já um outro chefe indígena, Tabata (se não me engano), falou que tem desejo de ver seus irmãos da tribo aprenderem os costumes do homem branco, como sua língua, seus usos e costumes.
Esse pra mim é o grande dilema e grande problema, porque na matéria exibida neste domingo, Washington Novaes mostrou uma tribo que praticamente foi dizimada, e teve que mudar de suas terras face ao progresso e a construção de uma rodovia. E essa tribo também sofreu tanto com a aculturação que muitos deles perderam o significado dos seus costumes, ritos e tradições.
O grande problema da demarcação das terras indígenas consiste nisso, em dar-lhes a oportunidade de ter um lugar para viver em paz, tranqüilidade, e principalmente serenidade. Isolados ou não da civilidade humana, mas mantendo seus rituais e não perdendo a essência de sua cultura.
Além disso, um dos momentos significativos para mim, em relação ao documentário exibido pela TV Cultura de São Paulo e transmitido pela ViaCabo, foi quando Megaron falou de sua cultura, e que era necessário que seu povo aprendesse a falar como homem branco. Só que o índio em sua pureza – e Raoni exemplificou muito bem -, vive condignamente apesar dos pesares. Que em sua aldeia ou na aldeia das outras tribos não há índio com mais posses do que outros. Todos compartilham seus pertences. Todos falam a verdade, e a palavra dita e pronunciada é mantida. Não há mentiras, não há falsidades, não há meias-palavras. E “o índio ainda é gentil para com os visitantes”, foi uma das frases pronunciadas por Washington Novaes, para mostrar como ele e sua equipe estavam se sentindo ao viver no Parque do Xingu.
Ainda neste domingo, estive em Mineiros, localidade da Baixada Campista, para encontrar uma anciã que conhecia o modo de fazer um doce feito à base de farinha de mesa, o Fate. Infelizmente a notícia que recebi não foi boa, a anciã, Alaíde Vital falecera há um ano, com 96 anos, de velhice.
Pior ainda do que isso é o fato de que duas de suas filhas sofreram com doenças cardiovasculares, uma com “isquemia” e a outra um AVC. Ambas sabiam como fazer o Fate, fato desconhecido por suas netas e bisnetas.
Essa aculturação é um grande problema que atinge a todos nós, principalmente porque as pessoas que dominam os saberes, não tem como deixar para a posteridade o seu legado, os seus conhecimentos, e a indústria da mídia, e a indústria mercadológica acaba levando os nossos jovens à práticas e vícios nocivos à nossa principal riqueza, a cultura.
Como pesquisador que sou do Nipec – Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação tenho acompanhado esse problema de perto, através do Mestre-Professor e Coordenador do Nipec, Orávio de Campos Soares, que é um apaixonado pela arte e cultura popular em Campos dos Goytacazes.
Não faz muito tempo ainda, estive acompanhando um trabalho sobre os Quilombolas na localidade de Deserto Feliz, e ao perguntarmos sobre as danças antigas como a Mana-Chica e o Jongo, à matriarca de uma comunidade nos respondeu que a juventude de hoje só se liga em música funk, mostrando dessa maneira a aculturação e a perda de uma tradição.
Cheguei a ler em algum lugar, que um país que perde a sua tradição e as suas raízes históricas e culturais é um país fadado à morte. Até quando iremos nos deixar vencer pela aculturação de nossas raízes?
Qual será o legado que deixaremos para nossos filhos e netos, quando não queremos mais ouvir nossos pais e avós, sobre como era a vida deles décadas atrás. Como foi viver em meio à crises financeiras, tirar um presidente do governo, viver diante de uma ditadura militar que oprimia a liberdade de expressão? Como era viver numa sociedade que ainda não havia se rendido a indústria da mídia?
Espero e anseio que ainda haja tempo de revermos nossas posições e possamos ainda ter um “dedo de prosa” com nossos filhos para contarmos o que fizemos e como éramos felizes, e não sabíamos.
Até a próxima.

 

Paulo de Almeida Ourives.
é jornalista recém-formado pela Fafic.

 


 

 

PAULO DE ALMEIDA OURIVES

BIOGRAFIA

 Sou natural do Rio de Janeiro, mas campista de coração, porque vivi toda a minha infância e adolescência nesta cidade. Mas também residi no Rio de Janeiro, Marataízes e Vila Velha, no estado do Espírito Santo.
Sou filho de jornalista, acompanhei de perto a carreira de meu pai, e o desejo de fazer comunicação social veio crescendo dentro de mim por instinto.
É bem verdade que foi a partir de 1990 que comecei a colaborar com meu pai, na edição da Revista Momento. Uma revista de variedades criada e publicada durante alguns anos na Grande Vitória. Nessa época, eu trabalhava na expedição da revista. Somente alguns anos depois, e posteriormente ao falecimento de minha genitora, é que passei a editoria da mesma, criando pautas, recebendo releases dos governos do estado, das prefeituras de Vitória, Vila Velha, bem como suas Câmaras Municipais e outras empresas como a Chocolates Garoto. Até que meu pai sofreu um AVC, e resolvemos finalmente em 1998, retornar para o Estado do Rio de Janeiro.
Mas foi somente neste século que o instinto voltou a carga, tanto que ao retornar para Campos dos Goytacazes, criei um jornal alternativo com o mesmo nome da revista capixaba, Momento. Desse jornal consegui publicar duas ou três edições até que tive a oportunidade de trabalhar para o Jornal A Cidade, onde atuei como repórter das editorias de Geral, Polícia, e fiz também algumas matérias de Esportes e Cultura.
Saí do jornal nove meses depois, para colocar novamente na praça o jornal Momento. Publicando apenas mais três edições e encerrando momentaneamente o projeto, face ao novo desafio, cursar comunicação social, na Faculdade de Filosofia de Campos.
Ao entrar para a faculdade, tive a oportunidade de participar do primeiro núcleo de pesquisadores do NIPEC – Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação, revivendo a trajetória do Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, personagem criado por José Cândido de Carvalho, em “O Coronel e o Lobisomem”. Por dois anos, estivemos ampliando nossos horizontes em pesquisas de campo, buscando as referências e as reminiscências culturais da Baixada Campista, como as danças Mana-Chica, Jongo, Lanceiro, Mazurca, Fado; da arte, culinária como o desconhecido Fate, doce feito a base de farinha de mesa; e outros tipos de culturas.
Durante esse período e paralelamente as pesquisas do NIPEC, participei de congressos de caráter nacional, levando o conhecimento sobre a origem do “chuvisco”, doce conhecido no Brasil inteiro e que dá fama à cidade de Campos, além dos projetos sobre o marketing político no carnaval campista e o último, “Os Milagres de Santo Antônio Casamenteiro”.
Ainda como membro do Nipec, participei durante dois anos de um projeto sobre a vida de Zé Gamela e a literatura de cordel, além de outros trabalhos de campo, como o encontro de populações de descendentes dos Quilombolas.
Enquanto graduando de Comunicação tive a oportunidade de atuar como estagiário em Assessoria de Comunicação e Imprensa, para o Asilo de Nossa Senhora do Carmo, para o pré-candidato do PMDB e atual deputado federal, Geraldo Siqueira Pudim; e para o Rotary Club Campos São Salvador - no ano do centenário do Rotary Internacional. E ainda como estagiário da Rádio Educativa FM na qualidade de redator-noticiarista; na Hemeroteca da Faculdade, e finalmente no controle-mestre da Unitv, emissora de televisão universitária, que é um laboratório para todos os graduandos em Comunicação Social.

Paulo de Almeida Ourives, 45 anos.
Bacharel em Jornalismo.
e-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS